Ação do coração

2

Ação do Coração!

Surgiu como uma homenagem ao ator santista Eduardo Furkini, em 2012, e é uma celebração de amor, de esperança, de fé e de doação que reúne milhares de pessoas em diversos lugares do Brasil e em outros países, sempre no dia 2 de agosto. A Ação foi criada e é realizada pela Associação que leva o nome do ator. Durante a Campanha há uma grande mobilização onde as pessoas reúnem-se para confeccionar corações de tecido de várias cores e tamanhos, recheados com uma boa intenção, além de fazerem doações de materiais que são destinadas a instituições de auxílio e caridade, Organizações Não Governamentais e Secretaria de Ação Social do município participante. O ponto alto da “Ação do Coração” é a distribuição em praça pública dos corações confeccionados. Esse momento une dezenas de milhares de pessoas em um ato interreligioso pela paz, pela união dos povos e principalmente pela vida. Em Santos, o dia 2 de agosto figura no calendário oficial da cidade como “Dia da Ação do Coração”, instituído pela Lei Municipal No 2.884 de 19 de dezembro de 2012.

 

Clique aqui para ver a LEI.

Motivação – Uma viagem que trouxe a esperança

A inspiração surgiu quando em uma viagem a Europa, o ator Eduardo Furkini conheceu a experiência de uma ONG que realizava um trabalho para chamar a atenção para a saúde do coração, promovendo uma grande exposição em praça pública com corações feitos de tecido. Esses corações foram confeccionados em várias cidades nos mais variados tamanhos e cores. O público podia transitar no meio dos corações, escolher um e levá-lo para casa. Motivado no meio dos corações, Eduardo teve a encantadora ideia de levar para o Brasil uma ação semelhante, só que aqui sua intenção era a de motivar as pessoas a doar amor. Os corações seriam feitos em tecido, com a única condição de que o coração ao ser confeccionado fosse carregado com o sentimento de uma boa intenção para a pessoa que for pegá-lo e levá-lo para casa, gerando assim uma corrente de amor. A concretização desse desejo não foi possível devido ao seu falecimento. Um ano depois a AEF realizou o desejo de Eduardo Furkini, que queria realizar essa ação em Santos, com o objetivo de motivar a reflexão sobre o papel de cada indivíduo na sociedade, como agente promotor de boas intenções e gestos fraternos em relação ao próximo.

Temas e Edições Anteriores

TEMA 2015 – “A Cultura do Encontro da Educação com o Coração”.
Neste ano, a Ação do Coração tem como tema “A Cultura do Encontro da Educação com o Coração”. Tema que surgiu após muitas reflexões e na busca de uma frase inspiradora, que fosse a síntese da proposta da Associação Eduardo Furkini, para ser trabalhada onde quer que seja vivenciada a Ação do Coração deste ano.
Clique aqui para ver o tema completo.

 

TEMA 2014 – “Família: Coração da Sociedade!”
Com este tema, queremos trazer à reflexão, o papel e o valor da família. A frase nasceu da inquietude do meu coração. Inquietude de quem não consegue entender, nem tão pouco aceitar o que, todos os dias, vemos e ouvimos nos noticiários: filhos matando seus pais. Pais matando seus filhos. Vale lembrar que o abandono é também uma forma de morte! De querer, ou pelo menos de tentar que o outro seja isolado da sua vida!
Clique aqui para ver o tema completo.

 

TEMA 2013 – “Tempo Presente: de doar, de perdoar, de paz.”
Quando nos veio a inspiração para o tema Tempo Presente: de doar, de perdoar, de paz, buscamos aprofundar o sentido de cada palavra do que serias o fio condutor da Ação do Coração 2013.
Clique aqui para ver o tema completo.

Livro – O dia do amor

O Livro “O Dia do Amor” retrata a primeira Ação do Coração que ocorreu em 02 de agosto de 2012. Na qual estiveram presentes mais de 26 mil pessoas e quase 60 mil corações foram colocados na Praça Mauá Neste livro, essa linda história está detalhada em 313 imagens clicadas por cerca de 30 fotógrafos da região. Além das fotos, reúne artigos e depoimentos de jornalistas importantes e personalidades da Baixada Santista. O livro, produzido de forma independente, é uma obra de arte e começou a ser vendido, no dia 26 de janeiro de 2013, no foyer do Coliseu. Com tamanho 23 cm por 27 cm, é impresso em papel couché 150 e tem 244 páginas. Segundo Alexandre Camilo, a ideia do livro surgiu para fazer o registro da Ação, e explicar como funciona a iniciativa. “Qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, pode realizar a Ação do Coração. Mas há uma maneira de proceder. Não há vínculo político, religioso e nem patrocínio. Temos apoiadores. É uma iniciativa de amor, para fazer o bem”, explicou ele. Daí a frase que exemplifica o projeto: “Veja do que o amor é capaz”.

Cidades Participantes

BRASIL

>> Recife (2015 / 2014 / 2013)

>> Atibaia (2015 / 2014)

>> Santa Maria (2013)
MUNDO

>> Madri – Espanha – (2015)

>> Londres – Inglaterra – (2015 / 2014/ 2013)

>> Dakar – Senegal – (2015 / 2014 / 2013)

>> Eket – Nigéria (2014 / 2013)

>> Hanói – Vietnã – (2014 / 2013)

Para Realizar a Ação do Coração fora da cidade de Santos

A Associação Eduardo Furkini, é detentora da marca “Ação do Coração”, e a realização da campanha fora da cidade de Santos deve respeitar alguns critérios:

 

1 – A “Ação do Coração” é marca registrada juridicamente, portanto, ninguém pode realiza-lá, sem o devido contato com a detentora do registro, a Associação Eduardo Furkini;
2 – Para a realização da Ação do Coração, existe uma Norma Básica Jurídica, que as cidades que desejarem realizá-la, devem observar, à partir da assinatura de um termo de parceria;
3 – A data do dia 13 de junho é o dia do lançamento oficial da Ação do Coração em todo o mundo. A mesma não pode ser veiculada em nenhum tipo de mídia antes desta data;
4 – A Ação do Coração não tem qualquer vínculo político/partidário, tão pouco religioso. É uma Ação para a doação de amor, carinho e respeito ao próximo;
Observações

O poder público, os grupos ecumênicos que existem na cidade, o fundo social, as escolas e as entidades civis devem estar devidamente articulados, de modo a promover as oficinas e todo o trabalho que antecede a entrega dos corações em praça pública no dia 02 de agosto.

Para realizar a Ação do Coração, entre em contato com a Associação Eduardo Furkini, de modo a esclarecer os pontos necessários e encaminhamento das normas básicas de participação, neste movimento de Amor.

Deixe uma resposta