Praia Grande inaugura Usafa Aloha

44216
Entrega da unidade ocorreu na segunda-feira (27)
28/6/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

A Prefeitura de Praia Grande inaugurou a unidade de Saúde da Família (Usafa) Aloha na segunda-feira (27). A entrega do equipamento reforça a estrutura da Atenção Básica na Cidade. O setor é responsável por realizar atendimentos primários, evitando, assim, procedimentos mais complexos por meio de acompanhamento médico com consultas.

A Usafa Aloha está localizada na Zenji Sasaki, no Bairro Nova Mirim. Outro destaque é que a unidade conta também com uma Academia de Saúde, destinada a prática de atividades físicas gratuitas e monitoradas por um profissional. A equipe de profissionais do equipamento já está desenvolvendo o cadastramento e acolhimento dos pacientes.

Esta foi a primeira de uma série de três inaugurações de Usafas que ocorrem somente nesta semana. Além da entrega da unidade Aloha, nesta terça-feira (28), às 17h30, será a vez da Usafa Santa Marina (Rua Clóvis Batista dos Santos, Anhanguera) e na quarta-feira (29), a partir das 9 horas, a Usafa Esmeralda II (Rua Hugo de Carvalho Ramos, Esmeralda).

Durante a inauguração, o prefeito de Praia Grande ressaltou que cumpriu todas as metas estipuladas para área da Saúde. “Investir na Saúde sempre foi uma prioridade. A Cidade construiu novas unidades e revitalizou as já existentes. A rede foi ampliada com meta de dar uma ‘overdose’ de consultas na Atenção Básica”, disse.

O Administrador Municipal ainda aproveitou a oportunidade para alertar os munícipes para um grave problema que vem ocorrendo na Saúde. “O número de faltas às consultas é muito grande, desperdício do recurso financeiro investido. Essa postura deve ser mudada. Dados apontam que a rede de Saúde trabalha com 48% de absenteísmo. O Município está disponibilizando a estrutura de atendimento. A população precisa fazer sua parte nesse processo”.

A Usafa Aloha conta, inicialmente, com 2 equipes do Programa Saúde da Família (PSF). A unidade, quando estiver atuando em sua plenitude, terá, no total, 4 equipes. Ocorrerá uma redistribuição de pacientes nessa região da Cidade, atingindo também o Bairro Mirim. “Serão menos pacientes por equipe, o que possibilitará um atendimento mais ágil e com mais qualidade. Isso já vem ocorrendo em outras áreas da Cidade”, comentou o titular da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Francisco Jaimez Gago.

A população elogiou as instalações da Usafa Aloha. A unidade possui confortáveis consultórios com computadores, ampla recepção, salas para demais serviços, como vacinação, inalação, procedimentos de enfermagem, além de novos equipamentos destinados ao atendimento dos munícipes. “Isso aqui está maravilhoso. Agora vou ser atendida nessa unidade que é pertinho da minha casa. Moro em Praia Grande tem 32 anos. Vi de perto a evolução da Cidade, que está cada dia mais linda”, declarou a artesã Maria Luiza Teodoro, que reside no Nova Mirim.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.