PlanMob: Audiência Pública acontece nesta terça-feira (14)

Foto: Jairo Marques
Foto: Jairo Marques

População poderá ter acesso às propostas para os próximos 10 anos
13/6/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143

Nesta terça-feira (14), a partir das 18h, a população de Praia Grande terá a oportunidade de conhecer as propostas incluídas no Plano de Mobilidade Urbana, que deverão ser colocadas em prática nos próximos 10 anos. Será realizada uma audiência pública, a partir das 18h, no Auditório Roberto Marinho. O Município está preparando o primeiro Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) e esta é uma das etapas mais importantes desse processo.

O ‘PlanMob’ prevê ações que influenciarão diretamente no deslocamento dos munícipes e visitantes, seja de carro, moto, ônibus ou até mesmo a pé. Para participar da audiência os moradores deverão estar munidos de RG ou outro documento oficial de identificação com foto e preencher um pequeno cadastro na entrada. O Auditório fica na Rua José Borges Neto, nº 50, ao lado da Secretaria de Educação (Seduc) e a partir das 17h30 já será possível realizar o credenciamento.

Nas últimas semanas foram tratados detalhes do PlanMob, como a hierarquização viária, realizada de acordo com a importância da via para os deslocamentos dentro do Município; a regulamentação das calçadas e também foi discutida a elaboração do Plano de Rotas Acessíveis, um planejamento que busca garantir de forma segura e autônoma o deslocamento de todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Plano de Mobilidade Urbana é uma ação inédita no Município. Pela primeira vez, Praia Grande averigua de forma planejada as condições de crescimento e oferta de deslocamento seguro para os que utilizam as vias do Município.

Algumas ações do PlanMob contemplam sugestões para questões metropolitanas como a construção de novas vias interligando os municípios ou alteração no traçado do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

O Plano de Mobilidade Urbana é exigência legal, com diretrizes definidas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituídas pela Lei Federal nº 12.587/2012, tendo como objetivo a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nos municípios. E deverá ser colocado em prática nos próximos dez anos, a partir de 1º de janeiro de 2017.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.