fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Primeira etapa do emplacamento de ruas é entregue à população do Bairro Ocian

Primeira etapa do emplacamento de ruas é entregue à população do Bairro Ocian

44083
Moradores aprovaram o novo padrão de identificação das vias
7/6/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143

Em homenagem aos 60 anos do Ocian (festejado em 27 de maio), o Bairro foi escolhido para receber a primeira etapa do projeto de emplacamento das ruas do Município. As placas com informações de nome de rua, CEP, bairro e cor identificatória foram fixadas nas esquinas das ruas do Bairro. Ao todo, mais de 8 mil desses conjuntos devem ser instalados, nos logradouros do Município. A medida, aprovada por quem reside na região, faz parte do plano de metas Avança PG.

A padronização das placas de identificação é resultado de um grande estudo que ocorre há cerca de três anos. Em alguns casos, as ruas ainda ganharam CEP, identificação gerada pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), primordial para os prestadores de serviços, como por exemplo, os Correios e demais entregadores.

O estudo levantou se a via estava aberta ou fechada, tipo de pavimento e existência ou não de legislação de denominação oficial, conflitos de início e término, conflitos com o cadastro imobiliário e fiscal, continuidade com outros logradouros no local e outras interferências possíveis. À medida que forem instaladas as novas placas, identificações antigas serão removidas, evitando provocar algum tipo de confusão.

As placas, padronizadas, são confeccionadas em material não metálico, sem valor comercial, predominantemente na cor azul, contendo uma faixa inferior que identifica o Bairro. Em tamanho grande está o nome comum da via, e logo abaixo o nome completo, CEP e o nome do Bairro. As letras são estampadas em branco e refletivas à luz.

Para a aposentada, Nadir Espíndola, que mora há 8 anos na Rua José de Alencar, o serviço de emplacamento no Bairro Ocian tem múltiplos benefícios. “Ficou muito bonito, além de ser muito útil. As pessoas conseguem identificar facilmente onde estão, sem ter que procurar muito. Não tem mais aquele problema de a chuva estragar o papel colado no poste, nem nada”.

A dona de casa Umbelina Oliveira Lira, moradora da Rua Oceânica Amábile, observa que além de facilitar a vida dos moradores, o novo emplacamento vai melhorar ainda mais o acesso ao turista. “É interessante porque as pessoas perguntam muito o nome das ruas, como faz para chegar aos endereços. Com as placas eles não precisam ficar perguntando”.

De acordo com o secretário de Planejamento de Praia Grande, Luiz Fernando Lopes, dentro do processo de emplacamento, foram necessárias algumas alterações referentes aos nomes de ruas. “Centenas de ruas que antes eram apenas conhecidas por números ou letras receberam nomes oficiais e em breve também serão emplacadas. Essa é uma forma de padronizar a identificação dos logradouros e garantir mais facilidade na localização de casas, comércios e também endereços onde estão instalados os serviços do Município”.

O processo do emplacamento de vias públicas tem como diretriz o Projeto Rumo, implantado a partir de 1993 na Cidade, visando facilitar a localização das pessoas nos diferentes bairros, que passaram a ser identificados por diferentes cores.

Para a Administração Municipal, todo esse processo visa assegurar a cidadania para os moradores e visitantes de Praia Grande. O processo de emplacamento das ruas está dentro do Eixo Cidade Progresso, do Programa Avança PG, o plano de metas de crescimento da Cidade.

Numeração – A próxima etapa do processo de padronização de identificação das vias do Município prevê a revisão dos números dos imóveis. Um grande número deles apresenta placas com numeração diversa da oficial, adotada de forma aleatória ou relacionada às concessionárias de serviço, como LE (ligação elétrica) e cadastro da Sabesp.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: