• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Praia Grande recebe novo título de Cidade Amiga da Bicicleta

Praia Grande recebe novo título de Cidade Amiga da Bicicleta

44070
Com inaugurações dos últimos dias, cidade conta com 82,8 km de ciclovias
3/6/2016 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981

Praia Grande recebeu na manhã desta sexta-feira (3) novo título de “Cidade Amiga da Bicicleta” devido à infraestrutura e aos serviços voltados aos ciclistas no Município. Atualmente, são 82,8 km de ciclovias em operação na Cidade. Esta é a quinta homenagem do tipo recebida pela cidade por organizações ligadas ao incentivo da utilização deste meio de transporte. A entrega ocorreu durante o primeiro dia do II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, realizado na cidade de Santos. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Ciclistas e Liga Santista de Ciclismo.

O festival teve início com o Fórum de Mobilidade Cicloviária que contou com apresentações contendo dados estatísticos e informações gerais das ações realizadas em Praia Grande e Santos. Na sequência foi aberto debate, que contou com roda de perguntas de estudantes de Grêmios Estudantis e representantes de Ongs presentes. E, por fim, foram realizadas homenagens com a entrega da medalha “Cláudio Clarindo 2016” para técnicos e ativistas na área, além da entrega do prêmio Cidade Amiga da Bicicleta à Praia Grande.

Uma das pessoas homenageadas com a medalha Cláudio Clarindo foi a chefe da Seção de Educação no Trânsito de Praia Grande, Elaine Fornazieri, por seu trabalho na Cidade dentro da Secretaria Municipal de Trânsito. “Um dos trabalhos destaques realizados aqui é o projeto Ciclista Cidadão, que faz o cadastro de proprietários de bicicletas no Município através da colagem de um adesivo numerado nos veículos. Atualmente, contamos com 18.630 ciclistas cadastrados”.

O secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, destacou a metamorfose que o prefeito realizou no sistema viário da Cidade nos últimos anos, focando na melhoria da Mobilidade Urbana e qualidade de vida da população. “O reconhecimento que a Cidade tem recebido da comunidade e órgãos ligados ao incentivo da utilização da bicicleta vêm ao encontro dos trabalhos realizados no Município. Uma das próximas ações será o Plano de Mobilidade Urbana, que já está em andamento, e que prevê diversas melhorias para ciclistas. Praia Grande está se preparando para o futuro”.

O presidente da Liga Santista de Ciclismo, Jesse Teixeira Felix, afirmou que para ele, Praia Grande é uma referência nacional de investimentos cicloviários. “As pessoas precisam optar pela bicicleta como um alternativa de transporte individual frente ao trânsito cada vez mais caótico de hoje em dia. Isso sem contar a melhoria da qualidade de vida para todos. E Praia Grande está no caminho certo neste processo”.

Ciclovias – Com a entrega de nova etapa da urbanização da Avenida Diamantino da Cruz Mourão, na altura do Bairro Princesa, na quinta-feira (2), a Cidade conta agora com 82,8 km de ciclovias construídas e em operação, além de cerca de 10 km já projetados. Os números reforçam a posição de município com a maior infraestrutura cicloviária da Baixada Santista, uma das três maiores do Estado de São Paulo e uma das mais extensas do Brasil.

E além do reconhecimento deste ano, Praia Grande já recebeu outras quatro vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. E em 2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista.

Festival da Bicicleta – O evento continua no domingo (5), às 10 horas, quando será realizado um passeio ciclístico pela orla de Santos, com saída da Praça das Bandeiras, Bairro Gonzaga, em direção ao Canal 6, na altura do Aquário Municipal. Para participar, basta o interessado comparecer ao local com 1 kg de feijão preto.

O evento conta com apoio das prefeituras da região e celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, além de homenagear o ciclista Claudio Clarindo, morto no início do ano. Outros detalhes sobre o evento podem ser obtidos através da Liga Santista de Ciclismo pelo email jessetfelix@ig.com.br ou pelo telefone 13 99135-0360.

ADM5

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: