Jornalistas conhecem estrutura turística de Praia Grande

44056
Jantar na Fortaleza de Itaipu e passeios marcam agenda de Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo
2/6/2016 | Aline Rollo, MTB: 39.222

A Fortaleza de Itaipu foi o local escolhido para o jantar festivo da 33ª edição do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) na noite de ontem (1). Cerca de 150 jornalistas especializados em turismo ficaram impressionados com a recepção e com a Fortaleza, um dos principais pontos turísticos de Praia Grande. O jantar foi organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e teve apoio das secretarias de Governo (Seg) e de Comunicação (Secom).

Os jornalistas, que vieram de todas as partes do Brasil, participam do Congresso, que não acontece no estado de São Paulo há 18 anos e segue na região até o dia 3 de junho. O tema do encontro é “O Futuro do Jornalismo de Turismo”, com debate principal sobre seu papel dentro da indústria que mais cresce no mundo.

Impressionada com o potencial turístico da região da Costa da Mata Atlântica, em especial Praia Grande, a presidente nacional da Abrajet, Miriam Petrone, reeleita na tarde de ontem em Assembleia Geral que ocorreu em Santos, destacou a importância da reunião desses profissionais na região. “Escolhemos a Costa da Mata Atlântica em congresso e tenho certeza que a Cidade terá um retorno excelente em termos de divulgação. Temos hoje aqui profissionais especializados que estão tendo uma excelente impressão da região. O Litoral Paulista carece de mais divulgação. Temos praias lindas, locais turísticos com grande potencial de exploração. E através desse congresso estamos conhecendo essa região, tão rica culturalmente e com um meio ambiente incrível”.

Para o jornalista e vice-presidente da Abrajet, Walmir Grein, a reunião desses profissionais especializados renderá bons frutos para a região. “Esses jornalistas vão gerar notícias de Praia Grande e das outras cidades da Costa da Mata Atlântica em publicações direcionadas. Isso é um marketing fundamental para cidades litorâneas tão ricas como essa”.

Sobre Praia Grande, Walmir foi enfático ao falar sobre a evolução da Cidade. “Praia Grande é linda, tem uma história fantástica de transformação. Conheci a cidade há muito tempo atrás e a fama turística era ruim. Hoje o que vemos é uma estância estruturada e pronta para receber os turistas, com muitas belezas naturais e culturais”.

O Tenente Coronel da Fortaleza de Itaipu, Alexandro Henrique Silva, recepcionou os jornalistas, enfatizando o trabalho realizado pelo quartel do Exército em relação ao turismo. “Além da preservação ambiental, feita de forma severa, já que estamos rodeados pela Mata Atlântica, a Fortaleza tem grande valor turístico e histórico. A visitação aberta ao público acontece todos os finais de semana e ficamos felizes em saber que preservamos um local importante para a divulgação do turismo da Cidade. Acredito que esses jornalistas sairão daqui impressionados”.

O Secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, comemorou a vinda dos profissionais à Cidade. “É uma oportunidade ímpar de divulgar Praia Grande para o país inteiro. Temos um litoral interligado, e o que queremos é que o turista possa transitar entre as cidades livremente, conhecendo um pouco de cada estância. A unificação desse litoral é importante para o crescimento turístico de toda a região”.

Passeio – Na manhã desta quinta-feira, os jornalistas realizaram um passeio de ônibus pela avenida Marechal Mallet, roteiro principal de casas noturnas e restaurantes da Cidade. Logo após, seguiram novamente para a Fortaleza de Itaipu, sendo recebidos pelo Coronel Alexandro.

No local, conheceram a estrutura turística da Fortaleza, sua importância histórica, funcionamento dos trabalhos e observaram de perto a fauna e flora, bem como a vista de toda a Cidade do ponto mais alto e privilegiado: o forte Duque de Caxias.

Abrajet – A visita dos jornalistas faz parte da programação da 33ª edição do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). As nove cidades que compõem a região (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente) vêm recebendo os profissionais, passando pelas diversas praias e também lugares que fazem parte da história do Brasil.
O congresso tem o apoio do Santos e Região Convention&Visitors Bureau, que buscou parcerias com a rede hoteleira, destinos turísticos e autoridades para viabilizar o evento.

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close