Três bairros de Praia Grande recebem tapetes de Corpus Christi

Foto: Alexandra Giulietti
Foto: Alexandra Giulietti

Vias do Boqueirão, Ocian e Samambaia serão interditadas para a decoração
24/5/2016 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981

Os tradicionais tapetes em comemoração a Corpus Christi em Praia Grande começarão a ser montados na quarta-feira (25), a partir das 8 horas. A novidade deste ano é que além da decoração ser realizada nos Bairros Boqueirão e Ocian, ela também será confeccionada no Samambaia. No total, serão cerca de 600 metros de decoração. As missas e procissões estão previstas para acontecerem na quinta-feira (26). O trabalho é realizado pela comunidade e conta com o apoio da Prefeitura.

Como nos anos anteriores, a decoração será toda feita com materiais reaproveitados como serragem, casca de ovos, borra de café, sal grosso, tampas de garrafas pet, entre outros. Enquanto durarem as atividades, as vias estarão interditadas para o tráfego de veículos até as 20 horas de quinta-feira (26), aproximadamente.

Boqueirão – O trabalho no Bairro Boqueirão conta com o apoio artístico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) na elaboração das artes estampadas no tapete. Este ano, a decoração terá desenhos geométricos, criados pelo artista plástico de Praia Grande José Muniz. Os quadros serão ligados por um eixo ao centro, onde os moradores e colaboradores poderão decorar com os mais diversos materiais e trabalhar o tema desse ano, que é “Misericórdia aos nossos Pés”.

De acordo com chefe da seção de Galeria de Artes da Sectur, Lourdes Marszoleck, este eixo central representa a figura da hóstia sagrada, e a intenção é preenchê-lo com uma decoração que seja relativa ao tema. “A função da Galeria de Artes é difundir e democratizar o trabalho e acesso à cultura, assim como o trabalho do artista com a comunidade. O tapete é uma galeria de artes a céu aberto, e a interação dos moradores e turistas através do tema deste ano tem como objetivo promover uma reflexão sobre as atitudes de Jesus Cristo”, afirma.

Por causa do trabalho, a interdição acontecerá na Avenida Presidente Castelo Branco, entre a Avenida Presidente Costa e Silva e Rua Copacabana. Motoristas que trafegam pelo local devem utilizar como rota alternativa a Avenida Brasil.

Ocian – A celebração acontecerá também no Bairro Ocian, onde o tapete será elaborado ao longo da Avenida D. Pedro II em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, na Praça Roberto Andraus. No local, os quadros traduzirão desenhos de passagens litúrgicas tradicionais de Corpus Christi, produzidos por munícipes e religiosos.

No trecho, a interdição será realizada na Avenida Dom Pedro II, entre a Praça Roberto Andraus e a Avenida Presidente Kennedy e a rota alternativa no local deve ser a Rua Oceânica Amábile.

Samambaia – E, pela primeira vez, o Bairro Samambaia receberá os tapetes decorativos na Avenida Estados Unidos, que será bloqueada entre as Ruas Itiberê da Cunha e Alexandre Levi. Carros que seguirem pelo local devem utilizar como opção viária a Avenida Almeida Junior.
Para outras informações sobre o trânsito na Cidade, o morador pode entrar em contato com a Secretaria de Trânsito (Setran) pela linha gratuita 0800-7720194.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.