PG sedia Semana da Mata Atlântica com ampla programação

44017
Evento tem início na terça-feira (31) e segue até quinta (2 de junho) no PDA
25/5/2016 | Paola Vieira, MTB: 43.705

Praia Grande sedia, de 31 de maio a 2 de junho, a 4ª Semana da Mata Atlântica. O evento, de cunho metropolitano, acontecerá no Palácio das Artes (PDA) e terá ampla programação como exposição de museus, palestras, oficinas e visita técnica. A solenidade de abertura ocorrerá às 10 horas e reunirá diversas autoridades.

Ainda no dia 31, às 13h30, acontecerá a palestra “Arborização Urbana” com os autores do Caderno de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O segundo dia de evento, quarta-feira (1º), tem início às 9h30 com a palestra “Monitoramento, Impactos e Conservação da Fauna Marinha na Baixada Santista”. No período da tarde, a partir das 13h30, será apresentada a palestra “Universalização do Saneamento Básico”, pelo SOS Mata Atlântica; em seguida, às 15h30 representantes do Instituto Abramundo discorrerão sobre o “Índice de Letramento Científico”.

Na quinta-feira (2), às 9h30, cerca de 80 técnicos dos Comitês das Bacias Hidrográficas da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte participarão de diretiva à sede do Núcleo do Parque Estadual Xixová-Japuí. No mesmo horário, no auditório do PDA, representante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica promoverá o tema “A Mata Atlântica e as Metas Nacionais de Biodiversidade para 2020”. Em seguida, às 11 horas, as “Mudanças Climáticas” serão abordadas por representantes da Cetesb. Às 14 horas serão iniciadas as apresentações das ações dos nove municípios da Baixada Santista. Praia Grande começará as atividades com o teatro “Do Outro Lado do Manguezal”, apresentado por alunos da Escola Municipal Antonio Peres Ferreira.

Durante os três dias de evento o Salão Nobre do PDA contará com exposições do Museu Octávio Vecchi, Museu da Lâmpada, Museu Joias da Natureza, Museu da Madeira, de uma casa geodésica sustentável (da empresa Ciência Divertida Brasil), 2º Grupamento de Artilharia Antiaérea (GAAe), Grupamento de Guarda Ambiental de Praia Grande e ONG Biopesca.

Segundo a Diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Seduc), Eliane Queiroz, a programação tem uma abordagem técnica, mas que é aberta aos interessados de toda a região. “Os municípios já realizam ações pedagógicas rotineiramente nas escolas, por isso estamos focando mais para um olhar técnico, visando a troca de informações e experiências que resultem em ações em prol da Mata Atlântica”.

Para conferir programação completa e realizar a inscrição gratuita no evento basta acessar o site http://www.cidadaopg.sp.gov.br/semanamataatlantica. O Palácio das Artes fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Boqueirão.

Semana da Mata Atlântica – Em 2012, Praia Grande sediou o primeiro encontro sobre o tema. A iniciativa foi um sucesso e a partir daí foi estruturada a Semana da Mata Atlântica. Oficialmente, o primeiro Município a sediar o evento de cunho metropolitano foi Cubatão, o segundo São Vicente. Em 2015 foi a vez de Guarujá, que durante o encerramento anunciou Praia Grande como sede em 2016.

O evento tem apoio de todos os municípios da região, Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), por meio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS).

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.