• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Enfermeiros dão exemplos de amor aos pacientes

Enfermeiros dão exemplos de amor aos pacientes

43997 Foto: Jairo Marques

Evento nesta sexta (20) encerrou em Praia Grande a Semana da Enfermagem
20/5/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

A enfermagem é considerada o elo mais forte e próximo da população e uma das grandes responsáveis por humanizar os serviços da área da Saúde. Seja no Natal, Ano Novo e feriados, a dedicação, doação, carinho e responsabilidade caracterizam esses profissionais que atuam desde as recepções das unidades até o auxílio aos médicos. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande conta, atualmente, com cerca de 500 enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam na Atenção Básica, Especialidades, Urgência e Emergência e setor Hospitalar. Nesta sexta-feira (20), chegou ao final, no Auditório da Secretaria de Educação, a Semana em homenagem a essa classe.

Durante o evento, que contou com palestras e apresentações artísticas, os enfermeiros demonstraram imensa alegria e orgulho por colaborarem através do desenvolvimento de suas funções com a melhora na qualidade de vida da população. Para esses anjos da guarda que vestem branco, não faltam histórias emocionantes, verdadeiras lições de vida e experiências marcantes vivenciadas entre um atendimento e outro.

Esse é o caso do enfermeiro José Isaías Costa Lima, que faz parte da equipe da unidade de Saúde da Família (Usafa) Ocian. Com cinco anos atuando em Praia Grande, o servidor se recorda de todos os detalhes e com carinho e imensa satisfação de um caso que marcou sua trajetória profissional quando atuava na Usafa Ribeirópolis.

“Atendi um morador de rua que estava com tuberculose. Ele deu entrada em péssimo estado. A equipe se uniu e deu banho nele na própria unidade. Ele morava em uma manilha no bairro, sem nenhum tipo de condições. Conseguimos contatar sua família, que morava no interior. Ele foi resgatado, curou a doença e hoje tem uma vida normal. Foi um caso que extrapolou o simples ato de fazer um curativo, ou algo do tipo. Esse envolvimento com a profissão é fundamental”, disse o enfermeiro, com olhar de quem sabia que tinha feito o bem para seu semelhante.

Em 2016, Ansila Simões Jesus de Souza completa 14 anos como enfermeira no Município. Passou por várias funções dentro de sua profissão e emprestou sua capacidade e qualidade técnica a várias unidades. A motivação da servidora, que atende na Usafa Vila Sônia, pode ser comparada a de uma novata.

“Desde pequeno gosto de ajudar as pessoas. Fui babá, cuidava da minha avó. O fato de cumprimos nossas tarefas da melhor maneira possível e as pessoas agradeceram é algo gratificante. Procuro tratar todos bem, inclusive os familiares que acabam passando por momentos de apreensão. Uma conversa, uma palavra muitas vezes faz grande diferença”, destacou Ansila.

Com a entrega de novas Usafas que ocorreu neste ano, o Município contratou novas equipes médicas. A enfermeira Viviane dos Anjos Santos está entre as novas profissionais da Cidade. Encantada com o trabalho que está realizando junto aos munícipes cadastrados na Usafa Sítio do Campo, a jovem de apenas 24 anos afirmou ter se apaixonado pela profissão no primeiro dia de aula.

“Sempre quis seguir alguma área da Saúde. No primeiro dia da aula de enfermagem me apaixonei, porque vi o quanto você fica junto do paciente e aí foi fácil seguir adiante. Praia Grande é a cidade que eu já moro. A estrutura é muito boa. Vim de outra cidade e a diferença é muito grande. Estou bastante motivada, feliz com o trabalho na Usafa e a oportunidade de atuar no modelo Saúde da Família”, declarou Viviane.

Evento – Durante o encerramento da Semana de Enfermagem, o titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago, enalteceu o comprometimento e desempenho dos profissionais da Cidade. “Nossa equipe técnica é fantástica, com pós graduação e especialidades em algumas áreas. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer a todos”.

A programação do evento, dividido em dois períodos, reuniu cerca de 400 servidores e contou com a palestra sobre ‘Motivação’, ministrada pela professora da Fals, Ridenia Rosa. O público ainda aproveitou a atividade do Método De Rose, qualidade de vida e alta performance, desenvolvido por Thaíza Malzoni. Ao final, a plateia ainda curtiu a apresentação de Dança do Ventre de Danielli Marchi.

“Sempre procuramos nesse mês dar uma pequena pausa no nosso cotidiano para uma reflexão. Nossa recompensa é o bem estar do paciente. Hoje em dia a enfermagem vem avançando. Em Praia Grande, a maioria dos enfermeiros é especialista em saúde Pública, Urgência e Emergência, Educação Continuada. Sendo assim, a interação com a população é mais qualificada”, analisou a Diretora do Departamento de Enfermagem da Sesap, Ercília Truviz.

ADM5

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: