• +55 13 99615 8477
  • osvaldo.costa@euamopg.com

Simulado de acidente automobilístico capacita profissionais da Saúde

Simulado de acidente automobilístico capacita profissionais da Saúde

Foto: Jairo Marque

Foto: Jairo Marque

GCM, Trânsito, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também participaram da ação
10/5/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

Parado e em silêncio, o pedreiro José Dias da Silva acompanhou atentamente o rápido e preciso atendimento prestado pelo SAMU de Praia Grande a quatro pessoas envolvidas em acidente entre um carro e uma moto na segunda-feira (9), na Rua Antilhas, no Bairro Aviação. A apreensão e o nervosismo terminaram e o alívio só foi possível por conta de uma revelação: a ocorrência, de fato, era um Simulado Realístico de Acidente Automobilístico voltado a capacitar os profissionais que prestam este tipo de serviço na Cidade.

O Simulado foi organizado em parceria entre a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e o SAMU Regional Litoral Sul. Participaram também profissionais da Secretaria de Trânsito (Setran) praia-grandense, Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. No total, 40 pessoas fizeram parte da atividade.

“Eu estava passando pela rua e vi o atendimento. Fiquei muito preocupado e torcendo para que todos fossem salvos. O serviço prestado foi muito rápido. Não desconfiei que fosse apenas um treinamento. Fiquei mais tranquilo depois que soube. Os médicos estão de parabéns”, comentou o pedreiro.

A capacitação serviu também para atualizar os participantes sobre procedimentos, técnicas e protocolos de atendimento desses casos. “É preciso ter uma sintonia e um sincronismo grande entre todas as equipes envolvidas neste tipo de serviço. Com a atividade, os profissionais conseguem aperfeiçoar as técnicas e desta forma aumentar a qualidade dos serviços prestados, o que pode resultar em vidas salvas”, analisou o chefe da Divisão de Urgência, Emergência e Hospitalar da Sesap, Sérgio Paulo.

A estrutura descentralizada que possui Praia Grande com três bases do SAMU em pontos específicos e estratégicos foi elogiada pelo coordenador do SAMU Regional Litoral Sul, Jonatas Pimentel. “Esse formato adotado pela Cidade tem papel fundamental na maior agilidade para chegar aos locais das ocorrências. O tempo resposta do Município está entre os melhores da Baixada Santista”, disse.

Simulado – Os organizadores montaram um esquema especial para o desenvolvimento do Simulado. Foram utilizados um carro e uma moto. A maquiagem dos quatro dublês, como se estivessem sangrando e machucados, reforçou o realismo proposto para a atividade.

Após o início do Simulado, a motolância da Unidade Rápida de Atendimento Móvel (URAM) foi a primeira a chegar no local onde ocorreu a suposta colisão do carro com a moto. O socorrista procurou acalmar os acidentados e iniciar os procedimentos primários para estes casos. Na sequência, tambem chegaram as viaturas da Setran e GCM. Os agentes e guardas isolaram a área.

A agilidade também marcou a chegada das ambulâncias do SAMU e também do Corpo de Bombeiros. Técnicas de retirada de vítimas e a triagem em acidentes com muitos envolvidos foram utilizadas. Em poucos minutos as vítimas estavam imobilizadas com a utilização de coletes serviçais e em macas prontas para remoção para as unidades de Urgência e Emergência da Cidade.

Capacitações – Integrantes do SAMU em Praia Grande são constantemente alvos de cursos e capacitações. A programação ocorre ao longo de todo ano. Antes da temporada de verão de 2016, por exemplo, esses profissionais ao lado de médicos e enfermeiros dos Pronto-socorros Quietude e Central, fizeram parte de uma ação relacionada ao salvamento de vítimas de afogamento.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

ADM5

Seu comentário é importante!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: