Sectur inicia preparativos para montagem do Tapete de Corpus Christi

43909
Este ano, tapete terá formas geométricas desenvolvidas por artista plástico da Cidade
9/5/2016 | Aline Rollo, MTB: 39.222

A Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur) está em contagem regressiva para a montagem do tradicional Tapete de Corpus Christi, um dos movimentos culturais mais tradicionais na Cidade. Este ano a montagem será realizada no dia 25 de maio, e a procissão e missa na igreja Paróquia Santo Antônio, no Boqueirão, acontecem no dia 26, a partir das 16 horas.

Considerada uma das maiores atrações cultural e religiosa do estado de São Paulo, a montagem do tapete será um pouco diferente este ano, como conta a chefe da seção de Galeria de Artes, Lourdes Marszoleck. “Teremos um tapete geométrico, criado pelo artista plástico de Praia Grande José Muniz. Os quadros geométricos são ligados por um eixo ao centro, onde os moradores e colaboradores poderão decorar com os mais diversos materiais e trabalhar o tema desse ano, que é “Misericórdia aos nossos Pés”.

De acordo com Lourdes, este eixo central representa a figura da hóstia sagrada, e a intenção é preenchê-lo com uma decoração que seja relativa ao tema. “A função da Galeria de Artes é difundir e democratizar o trabalho e acesso à cultura, assim como o trabalho do artista com a comunidade. O tapete é uma galeria de artes a céu aberto, e a interação dos moradores e turistas através do tema deste ano tem como objetivo promover uma reflexão sobre as atitudes de Jesus Cristo”, afirma.

Cada parte do tapete está sendo desenhada pelo artista José Muniz, e distribuída para quem quiser participar da montagem. Lourdes afirma que é toda a ajuda é bem vinda. “Além dessa pré-montagem, voluntários no momento da montagem é muito importante para nós e para toda a comunidade, para que Praia Grande continue desenvolvendo um trabalho referência em cultura religiosa”.

Quem já quiser iniciar os preparativos para a montagem do tapete de Corpus Christi deve ligar para o 3496-5713 e obter mais informações de como participar.
Roteiro – A montagem do tapete tem início em frente à paróquia Santo Antônio, segue pela Avenida Castelo Branco (praia) até a altura da Avenida São Paulo, retornando à frente da igreja.

Livro – Praia Grande foi escolhida junto com mais 18 cidades do Estado de São Paulo para fazer parte de um livro sobre tradições religiosas, que está sendo preparado pela historiadora Lilian Vogel com verba do Proac (Programa de Ação Cultural). Para Lourdes, é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido há anos no Município.
“Temos uma grande tradição na montagem do tapete, que acabou chamando a atenção de pessoas ligadas à tradições culturais e religiosas. Estamos muito felizes por parte desse livro”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.