fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Super Escola nas Olimpíadas apresenta modalidades diferentes a alunos

Super Escola nas Olimpíadas apresenta modalidades diferentes a alunos

43890

Projeto detalha regras e técnicas de esportes pouco conhecidos
5/5/2016 | Daniel Elias, MTB: 59.233

Apresentar aos jovens regras e técnicas de esportes que estão longe de serem os mais queridos do público em geral. Esse é o objetivo da Secretaria de Educação (Seduc) com o projeto SuperEscola nas Olimpíadas, que detalha algumas modalidades nada convencionais e que estarão em disputa nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, a partir de agosto deste ano.

Um dos esportes apresentados aos alunos do SuperEscola foi o Levantamento de Peso Olímpico. Nesta quarta-feira (4), crianças atendidas no período da manhã no Centro de Excelência de Judô conheceram a modalidade que determina o atleta, masculino e feminino, mais forte das Olimpíadas. O técnico pedagógico desportivo Felipe Oliveira ficou responsável em mostrar os detalhes.

O projeto SuperEscola nas Olimpíadas ocorrerá em todos os polos do SuperEscola. Ao longo dos próximos dias, cada turma receberá a apresentação de duas modalidades diferentes da que praticam e também fará a visita a outras unidades para mostrar outros dois esportes que estudaram. Os alunos do judô, por exemplo, além de conhecerem as regras sobre levantamento de peso aprenderão detalhes da luta olímpica.

Detalhes – Durante a aula, os alunos conheceram como funciona a competição. Para chegar ao lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas, os concorrentes realizam um teste de força dividida em duas provas: de arranque (quando competidores devem levantar a barra diretamente do chão até acima da cabeça, em um único movimento) e de arremesso (movimento realizado em duas etapas. Primeiro erguem a barra até a altura dos ombros e, em seguida, a levantam acima da cabeça).

Cada atleta tem três tentativas para realizar cada ação. O vencedor da competição olímpica sai da somatória da tentativa mais bem sucedida do arranque e do arremesso. “Foi uma oportunidade de a gente conhecer a modalidade. Fiquei bem impressionada com o peso que eles conseguem levantar”, afirmou a jovem, Haila Qeiqo Higa, 12 anos.

Além da parte teórica, os alunos ainda colocaram em prática o que aprenderam. Um a um, e com o auxílio de Oliveira, os jovens fizeram as duas técnicas de levantamento de peso. “Qualquer movimento errado pode causar algum problema aos atletas. Isso mostra o nível de concentração deles para que dê tudo certo. Não vejo a hora de as Olimpíadas começarem”, destacou Caio Rodrigues Ferras, 13 anos.

SuperEscola – Desenvolvido em vários polos espalhados pela Cidade pelo Departamento de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, o programa atende estudantes de Ensino Fundamental de escolas públicas ou particulares, focando suas atividades na promoção de valores, objetivando não a competição, mas proporcionando momentos de integração entre os estudantes. As atividades são realizadas no contraturno escolar. Além das modalidades esportivas, existe ainda o SuperEscola Cultural, que oferece atividades na área artística, no Porto das Artes.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: