Começam as comemorações de 60 anos do Bairro Ocian

show
Confira a programação de homenagens ao bairro mais antigo da Cidade
4/5/2016 | Aline Gomes , MTB: 64.010

Para dar início às comemorações dos 60 anos do Bairro Ocian, o Palácio das Artes recebe nesta quarta-feira (4) a abertura oficial dos eventos que homenageiam o bairro mais antigo da Cidade. A partir das 19h30 será apresentado um documentário sobre a história do Ocian.

Na quinta (5) e sexta-feira (6), também às 19h30, no teatro Serafim Gonzalez, será apresentada a peça teatral “Os Ociânicos nos mares da história”.

Já na sexta-feira, dia 20, às 19h30, um dos locais mais famosos do bairro, a Praça Roberto Andraus será palco de uma edição especial do Projeto Sexta Musical, da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande.

A Câmara de Vereadores também fará sua homenagem na terça-feira (24), às 18h, em Sessão Solene, onde além do Bairro Ocian, serão homenageadas as famílias que vieram de diversos estados do Brasil para a construção de uma das principais avenidas, a Dom Pedro II. E, para fechar com chave de ouro, na sexta-feira (27), acontece no Ocian Praia Clube o grande Baile de Gala.

A Prefeitura de Praia Grande também realiza diversos feitos em comemoração à data: mutirão de limpeza do bairro, emplacamento das ruas da Cidade (iniciado pelo Ocian), painéis na entrada da Cidade, com desenhos alusivos ao bairro: a Caixa d’água, Estátua de Netuno e os famosos “Predinhos”, entre outros.

História- Ao contrário do que muitos possam imaginar, o nome não tem relação com o caráter praiano do Município. A palavra Ocian é uma sigla para Organização Construtora e Incorporadora Andraus, que em 1955, construiu um conjunto de 22 prédios, com 1.350 apartamentos, que deram origem ao bairro Cidade Ocian.

Na época, Praia Grande era um bairro de São Vicente, com poucos serviços urbanos. A construção dos prédios trouxe para cá uma infra-estrutura que não havia na região. Foram instalados geradores de energia elétrica, que funcionavam com óleo diesel, sistema de coleta e tratamento de esgotos e água encanada. Lojas, padarias e um próspero comércio passaram a ser estimulados por moradores e turistas.

Deixe uma resposta