fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Usafa Ocian é inaugurada e estrutura impressiona os munícipes

Usafa Ocian é inaugurada e estrutura impressiona os munícipes

Foto: MARCELO GUEDES

Foto: MARCELO GUEDES

Solenidade de entrega ocorreu na noite de segunda-feira (2)
3/5/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

Praia Grande inaugurou a unidade de Saúde da Família (Usafa) Ocian na segunda-feira (2). A ampla e confortável estrutura do moderno equipamento foi elogiada pelos munícipes que acompanharam a solenidade. Localizada na Rua José Jorge, s/nº, Bairro Ocian, a Usafa conta com quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Esta semana é marcada por inaugurações na área da Saúde. Nesta terça (3), a partir das 17h30, ocorre a inauguração da Academia de Saúde Esmeralda II. Já na quinta-feira (5), no mesmo horário, será a vez da Usafa do Bairro Maracanã.

Todas as inaugurações fazem parte das metas estipuladas no Programa Avança PG, eixo Cidade Saúde. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

Durante a entrega da Usafa Ocian, o prefeito de Praia Grande ressaltou o trabalho desenvolvido na Saúde com foco na prevenção. “Na maioria das cidades as obras estão paralisadas. Praia Grande tem cumprido as metas em todas as áreas. As construções dos equipamentos estão transcorrendo normalmente. Tudo isso graças ao planejamento para gerar recursos e contenção de despesas através de medidas efetuadas no primeiro ano deste governo. Concretizamos ainda parcerias graças à contra partida oferecida pelo Município, que em muitos casos chega a 80% do valor total investido. Sou um defensor do Saúde da Família e seguiremos reforçando a Atenção Básica”.

O Administrador Municipal destacou ainda que as boas notícias na área da Saúde terão prosseguimento. “A Cidade está construindo o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e mais três Caps. Novos equipamentos, como modernas cadeiras de odontologia, estão sendo adquiridos. O volume de realizações é muito grande e o investimento em recursos humanos também. A Prefeitura também continua buscando a contratação de novos médicos, inclusive com concurso público aberto”.

O titular da Secretaria de Saúde Pública municipal, Francisco Jaimez Gago, declarou que essas novas Usafas são fundamentais para a redivisão da área de atuação das equipes do PSF e, consequentemente, do maior acesso às consultas e qualidade nos serviços prestados. “Todo esse processo que Praia Grande atravessa é algo que deixará um legado na Saúde e não de simples imediatismo. Na Usafa Ocian, por exemplo, atingiremos números menores do que os referenciados pelo Ministério da Saúde. Serão 2.700 pessoas para cada equipe do PSF, quando o preconizado são 3 mil pessoas. Agora a UBS Ocian passará a ser chamada de Sindicatos”, explicou referindo-se à localização da unidade, na esquina das avenidas Presidente Kennedy e dos Sindicatos.

A Sesap passa a contar com 19 Usafas e 4 Multiclínicas, unidades que fazem parte da Atenção Básica. O setor é considerado porta de entrada do sistema responsável por atendimentos primários que através do acompanhamento médico com consultas evitam procedimentos hospitalares. O Município ganhará ainda este ano quatro novas Usafas, que estão em fase final de construção. São elas: Esmeralda II, Maracanã, Aloha, e Santa Marina.

A diretora do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS), Paula Covas, também participou do evento. “O prefeito de Praia Grande sempre defende o Saúde da Família, porta preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Parabenizo por esta iniciativa. A qualidade no serviço prestado nesse setor é fundamental para prevenção de doenças e isso ocorre aqui”.

Estrutura – As amplas instalações da Usafa Nova Ocian impressionam. São 10 consultórios com computadores, entre eles alguns específicos de odontologia, ginecologia, salas de atividades coletivas, procedimentos de enfermagem, inalação, vacina, além de farmácia para a dispensação de medicamentos. As áreas de recepção e a voltada aos funcionários também são outras referências.

Outro destaque é a Academia de Saúde, que fica na parte de entrada da área onde está localizada a Usafa. Além dos equipamentos voltados a atividade física com acompanhamento de um profissional, o espaço também promete funcionar como área de convivência para os pacientes que estão cadastrados e serão atendidos na nova unidade.

“A Usafa é linda e confortável. Estou feliz porque serei atendida perto de casa. Primeiro vou passar pelo médico para depois fazer a inscrição na Academia de Saúde. Quero participar das atividades”, afirmou a aposentada, Elza Ribeiro da Silva, que reside há mais de 20 anos no Bairro.

A empresária Miriam Angelo Lima de Oliveira também estava animada com a nova unidade. “A expectativa para essa Usafa é grande. Os consultórios estão aparelhados, os espaços são amplos. Será muito bom para os pacientes e também os profissionais. Tenho dois filhos que também serão atendidos aqui”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: