fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Praia Grande envia pneus para reaproveitamento

Praia Grande envia pneus para reaproveitamento

43874
Encaminhamento mais recente do material ocorreu nesta terça-feira (3)
3/5/2016 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981

Visando a preservação do meio ambiente e o combate de problemas urbanos, a Prefeitura de Praia Grande está dando a destinação correta dos pneus recolhidos na Cidade. Com o trabalho, iniciado em dezembro de 2014, a Administração Municipal já encaminhou para o reaproveitamento mais de 500 toneladas do material. A última ação aconteceu na manhã desta terça-feira (3), quando foram recolhidos cerca de 1.500 pneus do Ecoponto no Bairro Aviação.

Diariamente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb) retira das ruas estes materiais e os armazena nos Ecopontos dos Bairros Aviação e Caiçara, seguindo normas específicas de segurança e higiene. A cada 10 toneladas de pneus, aproximadamente, o setor entra em contato com a entidade de responsabilidade pós-consumo Reciclanip, que transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento.

Ações que visam à defesa do meio ambiente com a disseminação do conhecimento e participação efetiva da Administração seguem preceitos do plano de metas Avança PG, que prevê atividades em diversas áreas para o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Vida.

Até outubro de 2015, somente o Ecoponto Aviação era capacitado para receber estes tipos de materiais. Então, com a inauguração da unidade Caiçara, Praia Grande conta com dois espaços adequados, cobertos e protegidos, a fim de se evitar o possível acúmulo de água e problemas urbanos causados pelos pneus. No Bairro Aviação, foram feitas 55 recolhas, um total de 481.640 kg de pneus, e no Caiçara, 7 viagens, com 67.020 kg.

Além da coleta realizada durante a rotina de trabalho da Sesurb pelas vias da Cidade, a população em geral e representantes de borracharias também podem entregar pneus nos ecopontos localizados nos seguintes endereços: na esquina das Ruas José Alves Maciel com Jorge Hagge, no Bairro Aviação, e Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº13684, Bairro Caiçara. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Após coletado pela Reciclanip, o pneu vai para trituração e pode ser reaproveitado de diversas formas: pode virar combustível alternativo para as indústrias de cimento ou para combustível de caldeiras, ser utilizado na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, em borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.
Todo trabalho segue normativas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e é monitorado pelo Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público.

De acordo com a secretária de Serviços Urbanos, Soraia Millan, o pneu é um dos principais vilões para a sustentabilidade de uma Cidade. “Como são materiais de longo processo de decomposição, a preocupação com o seu descarte é muito grande. E quando estes itens são descartados inadequadamente no meio ambiente, além de causar sujeira em vias e terrenos públicos e poluição atmosférica com sua queima, os pneus podem ainda ser foco para o mosquito da dengue e se tornarem questão de saúde pública também”.

O aposentado Antonio Lopes, de 81 anos, morador do Bairro Aviação, elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura. “O ecoponto é um espaço ótimo e deve ser bem utilizado pela população. Além de recolher pneus, o local ainda recebe materiais recicláveis em geral e eu sempre deixo aqui coisas que pretendo jogar fora, mas que podem ser reaproveitadas”.

Quem também utiliza o ecoponto para o descarte dos seus materiais recicláveis é o aposentado Raphael Capasso, de 80 anos, morador do Bairro Guilhermina. De acordo com ele, além de ajudar no trabalho, ainda divulga o projeto para seus vizinhos. “Se todos colaborarem teremos sempre uma cidade melhor e mais limpa”, afirmou.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: