Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites realiza atendimento especializado

Campanhas em Praia Grande atingem pessoas de todas as faixas etárias
20/4/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

O Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites desenvolve atividades contínuas de acompanhamento médico através de consultas, prevenção, orientação e informação sobre doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas na Cidade atingem pessoas de todas as faixas etárias, desde os jovens até os integrantes da melhor idade.

A equipe do DST/Aids tem como meta utilizar cada vez mais a informação para conscientizar a população. Além de disponibilizar preservativos para munícipes e turistas, as pessoas recebem também orientações através de panfletos educativos.

O trabalho de orientação é feito também nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas. Os agentes comunitários de saúde também fazem parte do público alvo. Os profissionais aprendem a identificar uma doença, reconhecendo sintomas durante as visitas domiciliares. Os casos suspeitos são encaminhados às Usafas e depois direcionados para tratamento.

Recomendação – Palestras sobre o tema e com foco voltado para a prevenção são realizadas em unidades de saúde, escolas, centros comunitários e até comércios. A principal recomendação da equipe do DST/Aids é para que todos que tenham uma vida sexual ativa usem o preservativo, mesmo nas relações sexuais estáveis.

Testes – O interessado em fazer o teste de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, deve se dirigir à nova sede do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites, localizada na Rua Cidade de Santos, nº 89, Bairro Boqueirão, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, com RG e cartão SUS. Não é necessário agendamento, nem estar em jejum.

Nova sede – A estrutura da nova sede do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites impressiona. O primeiro andar é destinado aos atendimentos. Todos os consultórios e salas de atendimento individual estão concentrados neste espaço. Destaque para a implantação das salas de odontologia, ginecologia, vacina, coleta, medicação e área para repouso.

Já a área voltada ao corpo administrativo fica no segundo andar. O local conta com ampla sala para reuniões dos profissionais da unidade, espaços específicos para coordenadoria e técnicos, além de banheiros e refeitório. Os arquivos dos pacientes também estão neste local.

Todos os ambientes receberam revisão elétrica e hidráulica, colocação de pisos e revestimentos e pintura geral. Um dos principais destaques diz respeito à climatização de todos os setores. O diferencial é o sistema de renovação do ar, que possui um duto de ventilação que percorre todo o primeiro andar. Existem lavatórios em todos os consultórios também.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.