fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Palestra apresenta história do Exército Brasileiro a alunos

Palestra apresenta história do Exército Brasileiro a alunos

Foto: FELIPE FRANÇA

Foto: FELIPE FRANÇA

Ação marcou comemorações do Dia de Exército, celebrado em 19 de abril
20/4/2016 | Daniel Elias, MTB: 59.233

Em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro, celebrado nesta terça-feira (19), alunos de três escolas municipais assistiram à palestra que apresentou parte da história, rotina e missões realizadas pela força armada. Na quarta-feira (20), estudantes da Escola Municipal Governador Orestes Quércia (Bairro Mirim) acompanharam detalhes da trajetória percorrida pelo grupo que tem como patrono Duque de Caixas.

Além da unidade do Bairro Mirim, representantes do 2° Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAE), da Fortaleza de Itaipu, conversaram com alunos das EMs Vereador Felipe Avelino Moraes (Caiçara) e Joaquim Augusto Ferreira Mourão (Melvi). Em todas as escolas, os alunos conheceram o trabalho realizado dentro dos quartéis, qual o papel da força armada dentro da sociedade e quais as principais missões do grupo.

Entre as informações passadas, destaque para a história que marcou o surgimento do Exército no Brasil. Em 1648, as forças armadas da Holanda e de Portugal travaram um confronto no Morro dos Guararapes (onde se localiza a cidade de Jaboatão dos Guararapes), pelo Porto de Nazaré. A guerra, conhecida como Batalha dos Guararapes, culminou no término das Invasões holandesas do Brasil, no século XVII.

A participação do Exército Brasileiro nas duas guerras civis mundiais também foi apontada como parte marcante na história do grupo. Para a aluna Raissa Mendes Laurêncio Teixeira, 14 anos, da EM Orestes Quércia, a palestra serviu para os estudantes obterem mais informações sobre a força armada. “Por exemplo, eu desconhecia que nosso País tinha participado das guerras mundiais. Para mim, sós os países europeus se enfrentaram”.

O Exército Brasileiro tem como principal objetivo proteger a nação, mas não apenas em guerras. Recentemente, os soldados foram às ruas para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zica vírus. Além disso, assim como já aconteceu na Copa do Mundo, em 2014, os soldados terão a missão de garantir a segurança de representantes dos países e atletas participantes das Olimpíadas, que ocorrem este ano no País.

Auxiliar na garantia da paz em outros países está entre as missões do Exército. Atualmente, há 15 tropas brasileiras alocadas em diferentes lugares do mundo. Um dos trabalhos mais conhecidos ocorre no Haiti há 12 anos. “Achava que o Exército apenas preparava os soldados para a guerra e desconhecia essas ações de cidadania”, revelou Alessandro Fidel Kobashigawa Shimabuko, 14 anos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: