fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Via Rápida oferece curso de produção de alimentos

Via Rápida oferece curso de produção de alimentos

Foto: Danilo Almeida

Foto: Danilo Almeida

As três carretas estão instaladas na Cidade e ficam até o final do mês
14/4/2016 | Sílvia Carvalho, MTB: 33.552

Na manhã de quarta-feira (13) os alunos do Programa Via Rápida Emprego do curso de Produção Alimentícia tiveram uma aula prática com todo o passo a passo de uma receita: do momento de desossar o frango até o molho que o acompanha. Os cursos do Via Rápida começaram no dia 28 de março. Praia Grande conta com três carretas: de Hospitalidade (Garçom, Bartender e Camareira), de Produção Alimentícia (Auxiliar de Cozinha), e de Panificação e de Manipulação de Carnes.

Ao todo foram oferecidas 240 vagas nos três cursos e as aulas terminam até o final deste mês. O programa Via Rápida visa à qualificação de mão de obra para a geração de emprego e renda, por meio de cursos rápidos, além de incentivar o fomento ao empreendedorismo.

De acordo com o Diretor de Departamento de Trabalho e Renda, Rodrigo Carlo Volante, os cursos que estão sendo oferecidos no Município tiveram muita procura no site do programa. “O Governo do Estado tem 27 carretas que atendem os 645 municípios, e, quanto mais pessoas solicitarem um curso ou carreta, quanto mais os moradores solicitarem um determinado curso, maiores são as chances de vir para a Cidade”. Dessa forma, as inscrições podem ser feitas permanentemente no site do programa (http://www2.viarapida.sp.gov.br/viarapida/cadastrese.jsp). Conforme a demanda, os cursos são montados e as carretas encaminhadas às cidades.

A professora do curso de Auxiliar de Cozinha, Maria de Lourdes Rodrigues Moraes, explicou que os alunos passam por todas as etapas para quem quer trabalhar com cozinha, desde ajudante até a função de chefe.

“Os alunos aprendem a manusear alimentos, fazer o corte correto das carnes, legumes, a usar as facas. Eles estarão preparados para trabalhar em restaurante, lanchonete, e dependendo da ousadia deles, poderão trabalhar até em hotel cinco estrelas. É um campo bem amplo, no qual eles estarão aptos a iniciar suas carreiras, além de terem a chance de abrir seus próprios negócios”.

Nova profissão- A auxiliar administrativa Denise Brussolo viu no curso uma nova maneira de ganhar a vida. Desempregada, ela apostou no curso para se profissionalizar e já aprendeu várias coisas novas como cortar os alimentos sem desperdiçar. “Minha intenção no futuro é abrir meu próprio restaurante, gosto de cozinhar e faço isso desde meus 12 anos. Agora estou me profissionalizando, pois já tenho habilidade na cozinha”.

Guilherme Bechelli Silva tem 17 anos e aos 14 começou a cozinhar. Ele resolveu participar do curso para ver se essa é realmente a sua vocação, já que no futuro ele pretende cursar Gastronomia. “Eu estou gostando muito do curso e pretendo seguir nessa profissão. Quero ter meu próprio negócio: um restaurante em Praia Grande”.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade aos candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: