fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Praia Grande sedia workshop de Geoprocessamento

Praia Grande sedia workshop de Geoprocessamento

Oficinas ocorrem no Auditório Roberto Marinho, no Bairro Mirim
11/4/2016 | Sílvia Carvalho, MTB: 33.552

Na próxima quarta-feira (13) ocorre o III Workshop de Geoprocessamento realizado pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista em parceria com a Prefeitura de Praia Grande. O workshop será realizado das 8h às 17h20, no Auditório Roberto Marinho, localizado na Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim.

O evento é fechado aos técnicos dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) que de alguma forma trabalham e tenham o interesse em Geoprocessamento.

A proposta é levar conhecimento e troca de experiência entre os técnicos e gestores públicos dos Municípios da RMBS. O workshop vai ao encontro do projeto de implementação do geoprocessamento para os municípios da Baixada Santista.

Oficinas – O Workshop contará com as seguintes oficinas e palestras relacionadas ao tema:

09h00 – ABERTURA
Abertura do III Workshop de Geoprocessamento da RMBS – Região Metropolitana da Baixada Santista pelo coordenador da CTTIC/CONDESB – Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista.

09h15 – “Zeladoria dos Serviços Públicos através da geolocalização” – ORACLE
A palestra abordará a utilização de ferramentas para apoiar a ZELADORIA dos Serviços Públicos Municipais com temas como tapa buraco, controle de epidemias, poda de árvore e correlatos, envolvendo a geolocalização dos problemas e também integraçao com sistemas legados, Business Intelligence e ferramentas de atendimento ao cidadão.

10h10 – “TerraLib 5 – Inovações, perspectivas e demais componentes espaciais” – FUNCATE – Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais
A palestra abordará a tecnologia desenvolvida pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, para apoio na gestão e ao desenvolvimento das ferramentas SIGs – Sistemas de Informações Geográficas, utilizando a biblioteca TerraLib e demais tecnologias espaciais.

11h05 – “IDE-SP – Infraestrutura de Dados Espaciais no Estado de São Paulo” – EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano
A palestra abordará o decreto estadual para a instituição do Programa de Infraestrutura de Dados Espaciais para o Estado de São Paulo (IDE-SP), que visa organizar, sistematizar e padronizar informações geoespaciais para todo o Estado, de acordo com padrões nacionais. A medida reduzirá custos e facilitará a divulgação e o compartilhamento dos dados, bem como o desenvolvimento de ações, nos processos de planejamento e gestão de políticas públicas e de ordenamento territorial.

13h40 – “Trajetória da Implementação do Núcleo de Geoprocessamento no Município” – Prefeitura Municipal de ATIBAIA
A palestra abordará os trabalhos desenvolvidos pelo município de Atibaia para a criação do seu núcleo de geoprocessamento, as dificuldades, os cuidados, as ações, as tecnologias adotadas, entre outros assuntos para disseminar o conhecimento aos municípios que estão em fase de implementação do geoprocessamento.

14h35 – “Revisão do Plano Diretor utilizando Geoprocessamento” – Prefeitura Municipal da Estância Turística de GUARATINGUETÁ
A palestra abordará os trabalhos da revisão do Plano Diretor do município utlizando o Geoprocessamento, a ferramenta, os recursos e tecnologias no processo do apoio ao planejamento.

15h40 – “DataGEO – Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de SP” – Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo
A palestra abordará a integração e utilização das informações ambientais através do seu portal Web e da utilização do QuantumGis; Também será apresentada a criação e implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de São Paulo – IDEA/SP, focada na temática ambiental; A ferramenta trata-se de um instrumento que permite integração, organização, catalogação, conversão, padronização e disponibilização de informações territoriais via serviços e Portal WEB;

16h35 – “Projeto Implementação do Geoprocessamento nos Municípios da RMBS” – CTTIC/CONDESB
A palestra abordará os trabalhos que estão sendo desenvolvidos dentro da CTTIC/CONDESB – Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista para a implementação do geoprocessamento nos municípios da Baixada Santista. Será apresentado a metodologia, os conceitos, as metas e submetas do projeto para apoiar os municípios na sua reestruturação e atualização das informações georreferenciadas e estabelecer apoio na tomada de decisões e no ordenamento do território.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: