Cerca de mil castrações gratuitas são desperdiçadas devido alto índice de faltas

43737
Postura dos donos dos animais tem atrapalhado serviços prestados pela Umasa
5/4/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

Cerca de mil castrações gratuitas de cães e gatos deixaram de ser realizadas pela Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal (Umasa) devido às faltas nas cirurgias que são previamente agendadas. A postura dos donos dos animais tem atrapalhado os trabalhos desenvolvidos nos bairros e se transformou em motivo de preocupação dos profissionais que atuam no equipamento.

Desde a inauguração do moderno e inovador equipamento da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, em julho de 2015, foram agendados 3.268 procedimentos, com 2.302 castrações realizadas. No mesmo período, 966 cirurgias deixaram de ser efetuadas por conta do não comparecimento dos proprietários dos animais. A média de absenteísmo é de aproximadamente uma falta para três operações desenvolvidas.

O problema persistiu no Samambaia, último bairro visitado pela Umasa. Durante a estadia naquela região, foram 428 castrações efetuadas e 162 faltas. “A população precisa se conscientizar e evitar este tipo de atitude. A falta tira o lugar de alguém que também está necessitando do serviço, além de desperdiçar tempo e recurso financeiro”, declarou o diretor de Vigilância em Saúde da Sesap, Luiz Marono.

A Umasa realizará atendimentos no Bairro Melvi a partir do dia 11 de abril. O equipamento ficará sediado na Avenida Corretor de Imóveis, perto do Ginásio Samambaia. O agendamento da cirurgia ocorrerá na própria Umasa, a partir desta quarta-feira (6), sempre as quartas e sextas-feiras, das 14 às 16 horas. Para cadastrar a data do procedimento, o proprietário do animal deverá portar o cartão da Usafa Melvi e documento de identidade. No dia marcado é obrigatório entregar no local a xérox dos dois documentos.

Avança PG – A UMASA é mais uma das metas cumpridas do eixo Cidade Saúde do Programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Um comentário sobre “Cerca de mil castrações gratuitas são desperdiçadas devido alto índice de faltas

Deixe uma resposta