fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

População pode fazer sugestões para LDO 2017 em site oficial

População pode fazer sugestões para LDO 2017 em site oficial

030
Medida inédita visa fomentar participação popular nos assuntos do Município
28/3/2016 | Paola Vieira, MTB: 43.705

Para incentivar cada vez mais a participação popular nos assuntos da Cidade e dar ainda mais transparência aos processos administrativos, a Prefeitura de Praia Grande disponibiliza em seu site, desde o último dia 23, espaço para sugestões para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias – exercício de 2017 (LDO 2017). O formulário on-line ficará disponível até 23 de abril. A Audiência Pública de elaboração da LDO ocorrerá no dia 27 de abril.

Segundo o Diretor de Divisão de Gestão e Controle Fiscal da Controladoria Geral do Município, Cristiano Mola, além de atender recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), a medida busca o aperfeiçoamento do planejamento das políticas públicas através da ampliação da transparência. “Esta é uma forma inédita de participação popular na elaboração da LDO para o exercício de 2017. O intuito é fomentar a participação da população em geral para que possamos ampliar o conhecimento das demandas de nossa Cidade proporcionando a preparação das peças orçamentárias cada vez mais compatíveis com as premissas do Governo”.

A Subsecretaria de Planejamento e Controle Orçamentário ficará responsável em receber, analisar e, eventualmente, encaminhar às secretarias responsáveis as propostas inerentes a cada pasta para, de forma integrada, confeccionar a LDO 2017.
“O processo de participação popular deverá se estender às demais peças orçamentárias do Município (Lei Orçamentária Anual e Plano Plurianual) na oportunidade em que se iniciam os trabalhos de elaboração”, disse Mola.
Para fazer sua sugestão basta acessar o site da Prefeitura ww.praiagrande.sp.gov.br, clicar no banner Consulta Pública – Lei de Diretrizes Orçamentárias.

LDO – A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é o instrumento legal e normatizador, de curto prazo, que orienta a elaboração e execução do Orçamento anual. Esta lei tem por finalidade fazer a conexão entre o planejamento de longo prazo representado pelo Plano Plurianual (PPA) e as ações políticas e necessárias no dia a dia, concretizadas no orçamento anual. Sua função é orientar a preparação do orçamento pela escolha de prioridades e metas do PPA para o ano seguinte.

A LDO estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração e a execução do Orçamento Anual; dispõe sobre alteração na legislação tributária; delineia as metas e riscos fiscais; dispõe sobre a política de pessoal do governo e sintoniza a Lei Orçamentária Anual com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual.

Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, a Subsecretaria de Planejamento e Controle Orçamentário elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte, em conjunto com as demais secretarias municipais e as unidades orçamentárias do Poder Legislativo e Autarquia (IPMPG – Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande). A votação da LOA acontece no segundo semestre.

Conforme estabelecido na Lei Orgânica da Estância Balneária de Praia Grande, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias será encaminhado pelo Executivo Municipal até o dia 30 de abril de cada exercício financeiro e devolvido para sanção pelo Legislativo até o dia 30 de junho do mesmo exercício. A LDO do Município está fundamentada em dois outros instrumentos jurídicos: a Constituição Federal e a Lei Complementar nº 101, de maio de 2000, a famosa LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Na audiência serão debatidas as propostas e ideias sobre 15 áreas. São elas: educação; saúde; promoção social; segurança pública; transporte; trânsito; urbanismo; infra-estrutura; serviços urbanos; cultura e turismo; habitação; meio ambiente; gestão e finanças públicas; juventude, esporte e lazer; desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e trabalho.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: