fbpx
  • +55 13 99615 8477
  • vendas@euamopg.com

Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são temas de capacitações

Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são temas de capacitações

029
Profissionais de todos os setores da Saúde têm participado das atividades
28/3/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande vem desenvolvendo uma série de capacitações sobre dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Profissionais de todos os setores da Sesap estão participando das atividades, que fazem parte das ações realizadas no combate ao vetor das doenças.

Até o momento, Praia Grande não tem nenhum caso de dengue confirmado em 2016. A Cidade também não tem registros de zika e chikungunya. Mesmo assim, a Sesap mantém a rotina diária de atividades preventivas, como as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias, ações em pontos estratégicos, mutirões nos bairros, além de campanhas de orientação e conscientização sobre os riscos e formas de como evitar os criadouros e eliminar as larvas do mosquito.

Durante os treinamentos, as equipes dos setores de Atenção Básica, inclusive agentes comunitários de saúde e Urgência e Emergência, são orientados sobre o Plano de Contingência e Georeferenciamento, que servem para aumentar a eficácia de ações baseadas em dados e inspeções em execução. Os profissionais são ainda atualizados sobre os protocolos de atendimento, sintomas e evolução das doenças.

Dicas de prevenção e como evitar possíveis criadouros do Aedes aegypti também são transmitidas. Desta forma os profissionais terão como orientar da melhor forma os munícipes. “Focamos muito em todas as iniciativas no combate ao mosquito. A forma mais eficiente é interromper o ciclo de reprodução do Aedes”, comentou a chefe da Divisão de Saúde Ambiental, Maria Fernanda Gonçalves.

Ações – A Cidade desenvolve constantemente mutirões nos bairros. Outros destaques são as intervenções em pontos estratégicos, tais como cemitério, desmanches de veículos e borracharias. Campanhas educativas nas unidades de saúde e escolas municipais também fazem parte do cronograma de serviços prestados todos os dias.
Telefone – A população deve colaborar na luta contra o Aedes aegypti. Os munícipes podem denunciar possíveis focos. O serviço de atendimento está disponível pelo telefone 3596-1882.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

ADM5

Seu comentário é importante!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: