Bairro Ribeirópolis terá Ecoponto

Foto: Jairo Marques
Foto: Jairo Marques

Equipamento é o décimo do tipo instalado em Praia Grande
17/3/2016 | Paola Vieira, MTB: 43.705

Até o final deste mês a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) deve finalizar as obras do Ecoponto Ribeirópolis. O décimo equipamento do tipo dá continuidade ao trabalho, iniciado em janeiro de 2012 pela Prefeitura de Praia Grande, de disponibilizar locais adequados para o descarte de materiais recicláveis.

Localizada na Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão com Augostinho Ferreira, no bairro Ribeirópolis, a nova unidade tem área de aproximadamente 200 m² e contará com caçambas para o depósito de materiais como plástico, vidro, madeira e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte). O trabalho faz parte do projeto Avança PG (plano de ações para o triênio 2014-2016), dentro do eixo Cidade Vida.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, a meta da Administração Municipal é de implantar mais unidades deste tipo. “Estamos estudando a possibilidade de mais quatro Ecopontos em locais estratégicos. Percebemos que com a oferta deste serviço cada vez mais a população faz sua parte descartando corretamente os materiais”.

Em 2015, foram recolhidos nos Ecopontos um total de 164.380 kg de materiais recicláveis. Com esse valor somado às coletas seletivas realizadas porta a porta e em entidades cadastradas na Cidade, Praia Grande recolheu no último ano 1.160.140 kg de itens recicláveis.

Endereços – Atualmente, a Cidade conta com Ecopontos nos seguintes endereços: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli), Real (Rua Lilás, 429), Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria), Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura), Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro) e Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu).

Coleta Seletiva – Praia Grande conta com dois tipos de serviço: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, o trabalho é feito em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontece em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: às 8 e às 14 horas.

Neste caso, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos. A ideia é que os moradores entreguem os materiais reciclados diretamente aos membros da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), no esquema “porta a porta”.
Caso o morador não esteja em casa ou simplesmente prefira levar diretamente o material para a reciclagem basta procurar um dos Ecopontos da Cidade.

Outras informações sobre a coleta seletiva em Praia Grande podem ser obtidas junto à Coopervida, através do telefone 3591-1317.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Deixe uma resposta