Plano de Mobilidade Urbana entra em nova fase

Foto: Richard Aldrin
Foto: Richard Aldrin

Apresentação de dados e diagnósticos ocorreu em reunião na quinta-feira (17)
18/3/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

A 20ª Reunião da Comissão Especial para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Praia Grande marcou uma nova fase do processo. Durante o encontro, que ocorreu na quinta-feira (17), na Secretaria de Planejamento (Seplan), foram apresentados os dados oriundos do diagnóstico do atual sistema. A partir deste momento, ocorrerá uma análise mais aprofundada do estudo e também a formatação de estratégias e ações que serão implantadas pela Cidade nos próximos anos.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Praia Grande (PlanMobPG) faz parte das metas do Programa Avança PG, dentro do eixo Cidade Integrada. A discussão, que começou em 2013 com as consultas públicas sobre o tema nos bairros da Cidade, contará ainda com uma audiência pública.

Durante pouco mais de duas horas, integrantes das pastas municipais de Planejamento, Trânsito, Transportes, Obras Públicas, Habitação, Meio Ambiente e Urbanismo e representantes de uma consultoria especializada acompanharam a exposição dos dados que servirão de insumos para elaboração de propostas. Toda análise foi feita dentro de uma jurisdição municipal, mas sem desprezar as questões metropolitanas que têm impacto sensível no cotidiano dos praia-grandenses.

O titular da Seplan, Luis Fernando Lopes, analisou de forma positiva os dados apurados nesta etapa. “Estamos ainda na fase de diagnóstico, mas percebo que trata-se de um trabalho consciente e com uma riqueza de informações. As ações e projetos serão baseados neste material levando em conta também a viabilidade econômica e técnica”.

De acordo com os estudos, que levaram em conta o crescimento populacional da Cidade, inclusive com projeções futuras neste sentido, Praia Grande possui um perfil diferente do restante das cidades do mesmo porte. O Município é longitudinal e cortado por eixos rodoviários importantes.

Alguns dados, como os referentes ao transporte público utilizado pelos praia-grandenses, foram destacados na reunião. A maior parte das viagens intermunicipais ocorre por questões profissionais, com Santos e São Vicente liderando os destinos e picos de utilização do sistema no período matutino. Já o fluxo contrário de pessoas de outras cidades que vêm para Praia Grande tem na liderança os vicentinos, seguidos de santistas e cubatenses, com picos espalhados ao longo de todo o dia.

Também fizeram parte da discussão outros temas como obras e projetos em andamento, educação no trânsito, ciclovias, Projeto Rumo, Sistema Viário de Interesse Metropolitano (Sivim) e a implantação do VLT e BRT na Região.

Site – Sugestões e o acompanhamento dos trabalhos estão disponíveis para população através do site: www.praiagrande.sp.gov.br/planmobpg. O resultado deste processo será um documento com as diretrizes para a mobilidade urbana para um período de 10 anos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Deixe uma resposta