Oficinas preparam participantes para 2º Concurso Literário

Foto: FELIPE FRANÇA
Foto: FELIPE FRANÇA

Voluntários deram dicas sobre gêneros textuais em mini-cursos
18/3/2016 | Daniel Elias, MTB: 59.233

Detalhar os gêneros literários e dar dicas para que os participantes façam textos ou desenhos vencedores da 2ª edição do Concurso Literário de Praia Grande. Foi o que ocorreu em cada uma das oficinas ministradas por voluntários, nesta quinta-feira (17), no Porto Aprendiz. As atividades municiaram os concorrentes com conteúdos que serão fundamentais na construção dos poemas, contos, artigos de opinião e charges. A Comissão Organizadora do Concurso aproveitou os mini-cursos para informar que a data de inscrição prorrogou para 18 de abril.

Voltadas para interessados em participar do Concurso Literário e apreciadores dos gêneros literários, as oficinas ocorreram nos períodos da manhã, tarde e noite. Nos mini-cursos, os voluntários explicaram o que era cada estilo textual e de que forma os concorrentes podem adaptar as informações aprendidas ao tema “Minha Cidade… Nossa História”.

Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Abraão Jacob Lafer (Bairro Guilhermina), a docente Cássia Fortunato, responsável pela sala de leitura da unidade escolar, fez questão de participar das oficinas de todos os gêneros textuais. “Essa iniciativa de promover um concurso literário é engrandecedora. Com as informações em mãos, agora, trabalharei o conteúdo com os alunos na minha escola”.

Cássia Fortunato espera alcançar o mesmo resultado da primeira edição do evento. Ano passado, uma aluna da professora conquistou o primeiro lugar no gênero Poema, categoria Ensino Médio. “Os voluntários expõem bem os assuntos e de uma maneira bem didática. No meu caso, por exemplo, isso facilita a transmitir o conteúdo para os alunos e, quem sabe, consiga auxiliar outros estudantes a se destacar”, afirmou.

Os jovens que pretendem participar da segunda edição do concurso também marcaram presença nas oficinas. Caso do aluno Marcelo Kleiner Gaudino, do 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal São Francisco de Assis (Bairro Boqueirão). O estudante debuta, junto com outros colegas que também assistiram à oficina, na competição literária. “Espero alcançar um bom resultado e o que aprendi hoje vai me ajudar bastante”, destacou.

Mais tempo – A comissão organizadora do 2º Concurso Literário prorrogou o prazo de inscrição, passando de 1º de abril para dia 18 do mesmo mês a data final para os interessados confirmarem presença e enviarem os textos ou desenhos. Quem ainda pretende participar do concurso cultural deve acessar o endereço eletrônico Cidadão PG (www.cidadaopg.sp.gov.br/concursoliterario).

Este ano, o Concurso Literário de Praia Grande trabalhará o tema “Minha Cidade… Nossa História”. A novidade desta edição fica pela criação de mais uma categoria: comunidade em geral. Além desta, haverá outras cinco: 5º e 6º anos; 7º ao 9º ano; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos e Professores. Podem participar alunos e docentes de escolas municipais, estaduais e particulares localizadas na Cidade.

Um dos escritores brasileiros mais importantes de todos os tempos, João Guimarães Rosa, é o patrono da segunda edição do Concurso Literário. Mineiro de Cordisburgo, o autor ganhou fama ao escrever grandes romances ambientados no sertão do Brasil, entre eles, a obra “Grande Sertão: Veredas”.

Resultado final – Estudantes e professores vencedores participarão de antologia, que reunirá textos e charges escolhidos. O evento terá sessão de autógrafos no Complexo Cultural Palácio das Artes e contará com apresentações teatrais adaptadas dos textos escolhidos. A escola que contar com estudantes e professores vencedores também será premiada. Uma Comissão Organizadora indicará o corpo de jurados de acordo com histórico na literatura dentro da Região.

A Seduc desenvolve o 2º Concurso Literário de Praia Grande em parceria com as secretarias de Governo, Comunicação, Cultura e Turismo, representantes de Escolas Particulares do Município, da Rede Estadual de Ensino, da Casa do Poeta e Grêmios Estudantis. Mais informações no regulamento do concurso, que pode ser acessado pelo www.cidadaopg.sp.gov.br/concursoliterario.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Deixe uma resposta