Doação de cadeira motorizada muda a vida de paciente do Núcleo Henry

Foto: Danilo Almeida
Foto: Danilo Almeida

Entrega do equipamento ocorreu na terça-feira (1), na sede da unidade
2/3/2016 | Pedro Sbravatti, MTB: 35.768

O dia 1º de março de 2016 jamais será esquecido por Ryan Pedro Barros. A data marca o início de um novo período em sua vida. O jovem, que é atendido há cinco anos pelo Núcleo de Reabilitação Física e Mental Henry de Praia Grande, recebeu a doação da Ordem da Estrela do Oriente de uma cadeira de rodas motorizada. O moderno equipamento terá papel determinante em uma maior independência de locomoção e na melhora na qualidade de vida do paciente que é portador de distrofia muscular.

A entrega ocorreu na sede do Núcleo Henry, localizada no Bairro Caiçara. Assim que entrou na sala de Fisioterapia da unidade e viu de perto a nova cadeira, Ryan abriu um largo sorriso. Tímido, estava ansioso para experimentar o novo equipamento. “Estou muito feliz”, disse já bem acomodado e adaptado na cadeira.

A mãe de Ryan, Fátima Aparecida Barros, não conseguiu esconder a emoção pelo momento especial que o filho estava vivendo. “Nós dois estávamos muito ansiosos. A felicidade é grande. Agora ele terá condições de andar por toda casa e mais independência para fazer as coisas. Vai melhorar bastante. É uma nova vida que começa”.

A fisioterapeuta do Núcleo, Élida Blanco Aguiar, elogiou a iniciativa da Ordem da Estrela do Oriente e destacou que outras associações também podem colaborar com os trabalhos desenvolvidos na unidade municipal. “Essa nova cadeira também resultará em uma melhora na auto-estima e qualidade de vida do paciente. Quem quiser colaborar basta vir ao Núcleo e conversar com a direção. Contamos com uma grande estrutura. Mesmo assim, toda ajuda é bem vinda”.

A matriarca adjunta da Ordem Estrela do Oriente, Flora Maria Trigo, afirmou que a entidade deverá realizar novas ações deste tipo ao longo de 2016. “É a coisa mais gratificante poder olhar para uma criança e ver este sorriso, perceber em seus olhos aquele brilho de felicidade. Esperamos que esse equipamento possa facilitar e melhorar a vida do Ryan”.

Núcleo Henry – A unidade gerenciada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande atende crianças e jovens, na faixa etária de 0 a 18 anos. Os pacientes são encaminhados por meio de consulta com neurologista, que indica o tratamento mais adequado para cada caso. O local presta assistência nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Neurologia e Assistência Social.

As novas instalações do Núcleo foram entregues pela Prefeitura em outubro de 2015.
A nova unidade possui espaços amplos, climatizados e adaptados às necessidades dos atendidos. São salas e consultórios específicos para: Serviço Social, Terapia Ocupacional, Neurologia, Estimulação, Psicologia, Fisoterapia, Odontologia e Fonoaudiologia. Existem ainda refeitório, copa, sala de grupo e banheiros adaptados.

Recentemente, a Administração Municipal entregou também um microônibus adaptado e climatizado para o transporte de pacientes do Núcleo para realização de tratamento. O veículo atende todas as normas relacionadas à questão de acessibilidade, possui um moderno sistema de plataforma elevatória que permite o acesso para pessoas com mobilidade reduzida, dois lugares destinados para cadeirantes além de mais 9 poltronas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Deixe uma resposta