Projetos conscientizam alunos sobre preservação da natureza

14
Departamento de Educação Ambiental inicia atividades nesta sexta-feira (4)
3/3/2016 | Daniel Elias, MTB: 59.233

Com o começo do ano letivo, o Departamento de Educação Ambiental (DEA) dá início aos projetos “O Mar É Nosso” e “Encanta – Educação Ambiental nas Escolas” que visam a semear nos alunos a necessidade de preservar a natureza. A primeira atividade ocorre nesta sexta-feira (4), na Escola Municipal Domingos Soares de Oliveira, às 11 horas, no Bairro Ribeirópolis. Na ocasião, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental conhecerão detalhes do habitat marinho.

O projeto ocorre de forma itinerante e passa pelas unidades de ensino participantes. Durante o encontro com os alunos serão realizadas palestras e demonstrações práticas sobre o ecossistema marinho. “Após isso, os estudantes farão uma sondagem inicial com os colegas da escola. Com o resultado em mãos, o grupo dará uma devolutiva com os conhecimentos assimilados”, afirmou a diretora do DEA, Eliane de Queiroz.

Confira a programação do projeto “O Mar é Nosso”, nas unidades de ensino:

Local – EM Domingos Soares de Oliveira (Bairro Ribeirópolis)
Datas/Horários – Dias 4 (às 11 horas e às 12 horas) e 9 de março (às 15 horas)

Local – EM Antônio Peres Ferreira (Bairro Vila Sônia)
Datas/Horários – Dia 7 de março (às 7h30)

Local – EM Ary Cabral (Bairro Quietude)
Datas/Horários – Dias 17 (às 8 horas) e 18 de março (às 8 horas e às 9 horas)

Local – EM Mário Possani (Bairro Caiçara)
Datas/Horários – Dias 28 (às 8 horas) e 29 de março (às 8 horas)

Local – EM Governador Mário Covas (Bairro Nova Mirim)
Datas/Horários – Dias 30 (às 8 horas) e 31 de março (às 8 horas)

Ampliação – Desenvolvido como piloto na EM Domingos Soares de Oliveira, em 2015, o projeto Encantar – Educação Ambiental nas Escolas ocorrerá em mais unidades municipais este ano. Voltado para turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, a atividade tem objetivo de trabalhar a percepção de alunos e professores, por meio de sentimentos, sensações e relações em sala de aula, utilizando elementos da natureza, o próprio corpo e o espaço escolar como ferramentas.

O projeto ocorre em três fases, aplicadas em espaços naturais localizados na escola ou nos arredores. Por meio de jogos, contação de história ou dinâmicas, o primeiro encontro busca promover a interação entre os alunos e estreitar a relação deles com o meio ambiente. No segundo momento, os estudantes terão contato e receberão explicações sobre elementos da natureza e a relação destes com o corpo humano e com outras diversas formas de vida.

Para encerrar o projeto, o último encontro será o momento de os alunos compartilharem o conhecimento adquirido com apresentação de trabalhos, desenvolvidos em formatos de histórias, desenhos, pinturas e atividades manuais. “A ideia é que neste momento ocorra um piquenique ao ar livre, na própria escola, com as crianças participantes, a fim de estreitar ainda mais a relação dos pequenos com a natureza”, destacou Eliane Queiroz.

Confira a programação do projeto Encantar:

Local – EM Maria Nilza da Silva Romão (Bairro Vila Sônia)
Datas dos Encontros – 7, 14 e 21 de março
Horário – 15 horas

Local – EM Paulo Shigueo Yamati (Bairro Anhanguera)
Datas dos Encontros – 7 de março, 1º e 8 de abril
Horário – 13 horas

Local – EM Antônio Peres Ferreira (Bairro Vila Sônia)
Datas dos Encontros – 28 de março, 4 e 11 de abril
Horário – 15 horas

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Um comentário sobre “Projetos conscientizam alunos sobre preservação da natureza

  1. Maria José

    Parabéns , sou professora da zona rural do estado de Goiás e estamos desenvolvendo também um Projeto ambiental em nossa escola ” Jardineiro de Deus ” Visite também nossa página”.

Seu comentário é importante!