Colégio Celestin Freinet recebe projeto da Subjuve

1t
Juventude Legal abordou diversos assuntos de interesse dos estudantes
1/3/2016 | Aline Gomes , MTB: 64.010

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Celestin Freinet, no bairro Guilhermina, participaram de diversas palestras e oficinas oferecidas pelo Projeto Juventude Legal, da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve)- Secretaria de Governo (SEG).

Além das tradicionais palestras sobre temas diversos, como sexualidade, esportes, trânsito, dengue, os alunos puderam participar de dinâmicas realizadas pelo Conselho Tutelar e Secretaria de Promoção Social. “Procuramos fazer algo diferente, que não só informasse, mas que também divertisse o aluno. E deu certo, todos participaram, interagiram e conseguiram absorver nossa mensagem”, comentou a palestrante Sonia Gama (Sepros).

A aluna do segundo ano, Ana Clea Quintanilha de Aquino, 15 anos, comentou que já conhecia o projeto e apontou a diferença de um ano para o outro. “Este ano está melhor que em 2015, com novos temas, novas palestras. Hoje consegui interagir mais com os palestrantes e aproveitar as informações”, disse.

A coordenação da escola comemora a iniciativa. “Sempre abrimos as portas para este projeto, pois é muito difícil ver ações do poder público dentro de escolas particulares e nossos alunos também precisam saber dos serviços oferecidos pela Prefeitura. Por exemplo, o terceiro ano teve orientações sobre o primeiro emprego, achei maravilhoso, pois tem tudo a ver com a realidade deles hoje”, afirmou a coordenadora Antonieta Reich.

Para a Subjuve, os elogios só aumentam a motivação para se fazer a cada dia um projeto melhor. “Ficamos felizes em saber que tanto os alunos quanto os gestores das escolas estão gostando e percebendo a evolução do projeto, dos palestrantes e das atividades. O nosso objetivo é esse: cada dia nos aproximar mais do jovem e conhecer suas necessidades”, disse Tadeu Costa, coordenador do Juventude Legal.

Confira todos os temas abordados e parceiros do projeto: Dengue e outras doenças causadas pelo mosquito transmissor (Secretaria de Saúde Pública-Sesap), Importância do exercício físico (Secretaria de Esporte e Lazer–Seel), Direitos e violação de direitos (Secretaria de Promoção Social-Sepros), Infecções Sexualmente Transmissíveis- IST (Secretaria de Saúde Pública- Sesap), Oratória (Subjuve), Políticas Públicas para Juventude (Subjuve), Educação no Trânsito (Secretaria de Trânsito –Setran), Papel da Guarda Civil Municipal (Secretaria de Assuntos de Segurança Pública–Seasp/Guarda Civil Municipal –GCM), Alistamento Militar (Junta Militar), Prevenção a Desastres Naturais (Coordenadoria da Defesa Civil) e Mercado de trabalho e emprego (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho-Sedettra), Educação Fiscal (Escola Fazendária do Estado de São Paulo) e Conselho Tutelar.

Juventude Legal- Todas as terças-feiras, funcionários de diversas secretarias municipais e entidades, em parceria com a Subjuve, oferecem serviços e palestras em todas as escolas de Ensino Médio da Cidade: públicas estaduais e municipais e também as particulares. O ano de 2015 foi finalizado com 12 mil jovens atendidos pelo projeto.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Deixe uma resposta