Praia Grande realiza ação educativa com ciclistas Av. Ayrton Senna até dia 18 de Mar

Campanha de conscientização ocorre até dia 18 de março
22/2/2016 | Jaqueline de Marco, MTB: 52.981

Ciclistas que passam pela Avenida Ayrton Senna, no Bairro Xixová, em Praia Grande, estão recebendo panfletos educativos e orientações de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) sobre formas corretas de trafegarem pelo local. Os trabalhos tiveram início na quinta-feira (18) e seguem até dia 18 de março, sempre de segunda a sexta-feira, das 7 às 8h30 e das 16 às 17h30. Até o momento, aproximadamente 130 ciclistas passaram pela orientação.

Os trabalhos estão sendo concentrados na pista sentido São Vicente/Praia Grande, logo após o término do trecho de concessão da Ecovias. A intenção do setor é orientar que estes ciclistas atravessem no semáforo localizado no trecho até a pista no sentido contrário onde encontra-se a ciclovia da via.

A busca pela excelência no desenvolvimento das ações de operação, fiscalização e educação de trânsito integra o plano de metas Avança PG, programa que atende o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Segura.

De acordo com diretor de Orientação e Fiscalização de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Chaves de Freitas, alguns ciclistas acabam utilizando o trecho sem acostamento da avenida, se arriscando entre os carros, mesmo com a ciclovia existente. “É um trabalho de conscientização mesmo, em que mostramos para as pessoas os riscos que elas correm ao agirem desta forma. A ideia é seguirmos com o trabalho até março, mas se precisar continuaremos com uma equipe no local conversando com os ciclistas por mais tempo”.

O secretário municipal de trânsito, Marcelo Afonso Prado, ressaltou que a prática do respeito às normas de conduta descritas no Código de Trânsito Brasileiro são fundamentais para a obtenção do trânsito seguro. “Preferencialmente os ciclistas devem utilizar a ciclovia. Quando não existir este tipo de via, ele deve trafegar no mesmo sentido dos demais veículos, à direita, em fila única, junto ao meio-fio”, explicou.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. E para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

Dentro das ações previstas para a área de trânsito, o Avança PG prevê, além da busca pela excelência no desenvolvimento das ações de operação, fiscalização e educação de trânsito; implantação de equipamentos eletrônicos de controle de velocidade em áreas de risco, além de promoção do exercício da cidadania em prol de um comportamento coletivo mais seguro, respeitoso e não agressivo.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Seu comentário é importante!