Novos Guardas Municipais começam a atuar na próxima semana.

Foto: Richard Aldrin

Solenidade de incorporação será realizada no dia 02, às 10 horas, no Boqueirão
29/1/2016 | Ludmila Pilipavicius , MTB: 29.204

Os novos Guardas Civis Municipais aprovados no último concurso realizado pela Administração Municipal começam a atuar na próxima semana após tomarem posse na segunda-feira (1º de fevereiro). Na terça-feira, às 10 horas, acontece a solenidade de formatura e apresentação dos novos integrantes da corporação na Avenida Costa e Silva, na altura do número 217 (próximo à Alameda Metropolitana).

Na ocasião, será realizado o juramento de compromisso da Guarda Civil Municipal de Praia Grande e a entrega dos certificados de conclusão do curso preparatório. Em seguida, a tropa formada se apresentará em desfile, acompanhada de viaturas.

O concurso ofereceu 100 vagas e, até sexta-feira (29), 90 alunos guardas, que participaram do processo e foram aprovados na última etapa, haviam apresentado a documentação exigida. De acordo com o comandante Marco Alves do Santos, até segunda-feira outros candidatos devem cumprir o procedimento, aumentando esse número.

Com a incorporação dos novos guardas, a GCM de Praia Grande passa a contar com quase 400 integrantes, representando importante reforço na proteção do patrimônio público e na segurança pública da Cidade. “No Carnaval já teremos o reforço desse grupo, o que será bastante importante para um período em que a Cidade recebe muitos turistas e é preciso estar atento a tudo que ocorre na Cidade”.

Passado o Carnaval, os novatos passarão a integrar as equipes em uma espécie de estágio prático. “Em março, já estarão integrados à escala operacional de acordo com a necessidade de cada área. Isso vai permitir que façamos uma readequação de todo nosso quadro de funcionários”.

Avanços – Criada, em 1969, quando era chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande passou por modificações até que, em 2001, com a aprovação da Lei Complementar 269/01, recebeu uma nova estruturação. A partir daí, os avanços e conquistas fizeram com que a GCM de Praia Grande se tornasse referência na Baixada Santista e até entre as corporações de cidades do interior do estado.

Primeira Guarda Municipal armada da região, a GCM de Praia Grande adota rigoroso processo de formação de sua equipe, com aulas práticas e teóricas realizadas em ambiente universitário. O constante aprimoramento é uma das marcas da corporação, que em 2015 inaugurou um estande próprio para o treinamento de tiro. Além disso, frequentemente os guardas realizam cursos de atualização e especialização.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Deixe uma resposta