Outubro Criança terá atividades culturais gratuitas para a garotada

Para comemorar o Dia das Crianças, que acontece em 12 de outubro, a Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) preparou o Outubro Criança no PDA, com um mês inteiro de atividades gratuitas voltadas aos pequenos no Palácio das Artes.
A ação faz parte do eixo Cidade Feliz, do Plano de Metas Avança PG, que visa fomentar e democratizar a cultura em Praia Grande.

De acordo com o chefe do Departamento de Gestão Cultural, Renato Paes, a ideia é proporcionar mais acesso à cultura e lazer para a criançada. “Na infância acontece a formação emocional, educacional e cultural do ser humano. Queremos valorizar ainda mais a criança com um evento criado só para elas, unindo todas as divisões da Sectur para fazermos uma bela festa durante todo o mês”.

As divisões de artes cênicas, música, artes visuais, galeria de arte e museu formaram uma grande equipe para organiza as atividades. “No ano passado tivemos uma semana dedicada às crianças. Como a procura foi grande, resolvemos ampliar para o mês todo, nascendo aí o Outubro Criança no PDA. Teremos oficinas, apresentações musicais e teatrais, o Salão da Criança e contação de histórias”, afirmou Renato.

O secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, enfatizou a importância do Outubro Criança no PDA. “Depois do sucesso do ano passado, pedi que toda a secretaria se mobilizasse para um mês cheio de brincadeiras e atividades culturais gratuitas para as crianças. A Administração Municipal entende que a democratização da cultura deve ser levada também aos pequenos e esperamos que eles aproveitem todo o Outubro Criança no PDA”.

O evento começa com a abertura oficial do Salão da Criança no dia 5 de outubro, que vai expor obras dos pequenos na Galeria Nilton Zanotti. Até sábado, dia 26 de setembro, é possível inscrever seu filho levando um desenho, pintura, gravura, fotografia, escultura ou qualquer outra forma de expressão artística até a Galeria. Os trabalhos terão a curadoria de Lourdes Marszoleck, chefe da seção de Galeria de Artes.

Confira a programação completa do Outubro Criança no PDA:

05/10: Abertura do Salão da Criança, a partir das 14 horas, na Galeria Nilton Zanotti
05/10: Apresentação da Banda Show, às 18h30, no Hall das Artes
06/10: Visitação ao Salão da Criança, das 14 às 17 horas, na Galeria Nilton Zanotti
06/10: Apresentação do grupo Kena, às 16 horas, no Hall das Artes
06/10: Criança em Performance, com o professor Osmário Barreto (Intervenções)
07/10: Visitação ao Salão da Criança, das 14 às 17 horas, na Galeria Nilton Zanotti
07/10: Apresentação da Camerata de Violões, às 15 horas, no Hall das Artes
08/10: Visitação Salão da Criança, das 14 às 17 horas, na Galeria Nilton Zanotti
09/10: Visitação Salão da Criança, das 14 às 17 horas, na Galeria Nilton Zanotti
09/10: Apresentação do Clubinho do Som e gravação do DVD ao vivo, às 15 horas, no Teatro Serafim Gonzalez
10/10: Visitação Salão da Criança, das 14 às 17 horas, na Galeria Nilton Zanotti
10/10: Circuito Cultural Paulista, com o espetáculo Cidade Azul, em duas apresentações; às 15 e às 17 horas, no Teatro Serafim Gonzalez
13/10: Apresentação do espetáculo infantil Uma História Assombrada, às 16 horas, no Teatro Serafim Gonzalez
14, 15, 22 e 23/10: Contação de Histórias “Era uma vez no Museu da Cidade”, às 16 horas, no Museu da Cidade

Seu comentário é importante!