Outros acontecimentos para o dia 03 de Setembro:

Esse é o dia consagrado àqueles que se dedicam à biologia

No Brasil, a profissão de biólogo foi regulamentada em 3 de setembro de 1979. Por isso esse dia ficou consagrado aos profissionais da área. A biologia é a ciência da vida (do grego bios = vida e logos = estudo).

Ela estuda as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem entre si e com o seu ambiente. Analisam desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas.

Assim, a biologia abrange diversas áreas: biologia geral, biologia marinha, fisiologia, biofísica, bioquímica, biotecnologia, botânica, ecologia, genética, ciências morfológicas (citologia, anatomia, embriologia etc), microbiologia (imunologia, bacteriologia,etc), biologia econômica (paisagismo, apicultura, piscicultura etc), oceanografia, paleontologia, zoologia e outras.

Os biólogos podem trabalhar em institutos de pesquisa, órgãos governamentais, empresas, indústrias, hospitais, laboratórios, museus, jardins zoológicos e botânicos, parques e reservas naturais, instituições de ensino, empresas de turismo ecológico, herbários, biotérios, criadouros e estações de cultivo e ainda trabalhar com consultorias, perícias e assessorias.

Nos últimos anos, uma grande revolução científica vêm acontecendo justamente num dos ramos da biologia, a genética. É ela que tem permitido aos cientistas, por exemplo, fazer a clonagem de plantas e animais.

Por estar apresentando novas possibilidades de tratamento médico, de prolongamento da vida, de reprodução do ser humano, a biologia está provocando muitas discussões e debates no campo da moral e já existe uma disciplina, a bioética, só para discutir o que é positivo e o que é negativo em biologia.

1189 – Coroação de Ricardo I de Inglaterra.
1346 – O canhão foi usado pela primeira vez na Batalha de Crecy, durante a Guerra dos Cem Anos. Foi decisivo para que um exército inglês de 50 mil soldados derrotasse seu adversário francês de 100 mil homens.
1384 – Fim do cerco de Lisboa (Crise de 1383-1385).
1652 – Oliver Cromwell vence Batalha de Worcester
1758 – José I de Portugal escapa a uma tentativa de regicídio da qual resulta o Processo dos Távoras.
1759 – Expulsão dos jesuístas dos domínios portugueses.
1783 – Fim de guerra e reconhecimento da Independência dos Estados Unidos.
1914 – É eleito o Papa Bento XV.
1920 – A 19º constituição foi aprovada nos Estados Unidos. Uma das novidades era o direito de voto às mulheres
1937 – O assassino Eugen Weidmann faz sua primeira vítima (Joseph Couffy).
1938 – Leon Trotski e seus seguidores fundam a Quarta Internacional.
1939 – Inglaterra e França declaram guerra à Alemanha nazista.
1943 – Invasão da Itália pelo Aliados da Segunda Guerra Mundial.
1944 – As tropas aliadas libertam Bruxelas da ocupação alemã.
1971 – Independência do Qatar, sobre domínio do Reino Unido.
1976 – Pouso da sonda Viking 2 em Marte.
1989 – Queda de avião da Varig na Selva Amazônica, Voo Varig 254.
1995 – O eBay é fundado.
2003 – Gilberto Gil recebe o Grammy Latino prêmio de Personalidade do Ano, em Miami.
2004 – Termina o Cerco à escola de Beslan, na República Russa da Ossétia do Norte, com pelo menos 334 mortos, a maioria crianças

Deixe uma resposta