Outros acontecimentos para o dia 24 de agosto:

Dia dos Artistas. O que é arte Do latim “ars, artis”, termo que, no seu sentido etimológico, tinha uma acepção muito mais ampla do que aquela em que é hoje empregado.

Falava-se em arte a respeito de qualquer atividade na qual se dava valor também ao modo pelo qual ela se explicitava.Desse sentido amplo participavam expressões e termos como: a arte de bem viver, ar artes mecânicas, a poesia, a pintura etc. Depois de uma longa elaboração milenar, hoje o conceito de arte se torna menos impreciso , referindo-se mais explicitamente a uma atividade espiritual criadora de beleza, não subordinada a modelos, resultante de uma visão intuitiva e não de um conhecimento racional e tendente a exprimir o espírito na forma sensível.



DIA DA INFÂNCIA – A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo – primeiro ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança – especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.



DIA DA INDEPENDÊNCIA DA UCRÂNIA – Depois da tentativa de golpe de 19 de Agosto de 1991 contra o presidente da URSS, Mijail Gorbachov, a Ucrânia proclamou a sua independência no dia 24, decisão que foi ratificada por referendo a 1 de Dezembro de 1991, por 93% dos ucranianos.  Ainda em Dezembro de 1991 adere à Comunidade de Estados Independentes (CEI). Leonid Kravchuk foi o primeiro presidente do novo país, sucedendo-lhe em 1994 Leonid Kuchma. A 9 de Novembro de 1995 adere ao Conselho da Europa.

1793 – Revolução Francesa: uma levée en masse foi decretada pela Convenção Nacional

1893 – É instalado o 1º de uma série de cabos telegráficos submarinos – ligando a cidade da Horta (Açores) a Lisboa (Carcavelos).

1924 – Os planetas Terra e Marte atingem a maior aproximação desde o século XX.

 1939 – Adolf Hitler e Josef Stalin assinam um pacto de não-agressão em caso de conflito mundial – Pacto Ribbentrop-Molotov.

1940 – Segunda Guerra Mundial: Os alemães começam o bombardeio a Londres.

1954 – O presidente Getúlio Vargas cometeu suicídio com tiro no coração, aos 72 anos. Em sua carta-testamento escreveu: “saio da vida para entrar na História”

1969 – O Jornal Nacional entra no ar. É o primeiro programa transmitido em cadeia nacional.

1979 – Deserção de Alexander Godunov, estrela do Balé Bolshoi.

1981 – Fundação da Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão (SERC) de Chapadão do Sul, no estado de Mato Grosso do Sul.



1981 – Mark David Chapman, o homem que assassinou o beatle John Lennon, recebeu a sentença de 20 anos de prisão à detenção perpétua .


1986 – As localidades portuguesas Albufeira e Fafe são elevadas a cidade.

1989 – Realiza-se a Cadeia Báltica unindo os três países bálticos.

1989 – Tim Berners-Lee ativa a primeira versão da WWW – World Wide Web.

1990 – A Alemanha Ocidental (ou RFA) e a Alemanha Oriental (ou RDA) anunciam sua união em 3 de Outubro.

 1991 – Mikhail Gorbachov renunciou ao cargo de secretário-geral do Partido Comunista da Rússia. O país passou às mãos do presidente Boris Yeltsin

1994 – O tufão Fred deixa mais de 700 mortos e 700 mil desabrigados na China.

2002 – O Brasil é o 81° país a ratificar o Protocolo de Kyoto.

2006 – A jovem austríaca Natascha Kampusch é libertada após dez anos sequestrada.

Deixe uma resposta